A Psicanálise e sua potência de transformação social. Com Christian Dunker, Marta Cerruti e Sandra Luzia Alencar

imagempostantigo.jpg

Como a psicanálise pode responder às demandas dos que sofrem violência social? Seria ela uma prática resignada?
Propomos pensar o desamparo e o mal-estar no âmbito político-social, buscando meios de explorar os dispositivos psicanalíticos para além do modelo clássico do consultório.

Convidados:
Abertura
Christian Dunker. Psicanalista, Psicólogo, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP, junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Coordena, ao lado de Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr,. o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Em 2012 ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise com a obra “Estrutura e Constituição da Clinica Psicanalítica” (Annablume, 2010). Publicou “O Cálculo Neurótico do Gozo” (Escuta, 2002), “A Psicose na Criança” (Zagodoni, 2014), “Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma” (Boitempo, 2015) e “Por quê Lacan?” (Zagodoni, 2016).

Coordenação de mesa
Marta Quaglia Cerruti. Membro do Departamentoto Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Doutoranda pelo Instituto de Psicologia da USP.
Sandra Luzia Alencar. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP onde defendeu a tese “A experiência do luto em situação de violência: entre duas mortes”, a partir da experiência clínica com mães de jovens assassinados anonimamente nas periferias, evidenciando que o luto e a morte são fenômenos sociais e políticos. É psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, membro do Laboratório Psicanálise e Sociedade do Programa de Pós-Graduação da Psicologia Clínica da USP e do Núcleo Psicanálise e Política do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP.

Sábado, 3 de setembro às 14:30 – 17:30 no Auditório do Instituto Sedes Sapientiae – Estacionamento no local
Valor: 50,00 Meia-entrada para
estudantes e membros do Departamento
Formação em Psicanálise
Evento aberto ao público em geral

Inscrições e informações sobre pagamento no site www.sedes.org.br
Faça o download da ficha de inscrição aqui.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top