Ateliê da Palavra: processos do sujeito no ato de ler e escrever

atelie-palavra.jpg

Convidamos para um espaço de trabalho com a escrita, com a desconstrução e reconstrução de ideias ao brincarmos com as palavras. Escrever é trabalhoso, mas não é necessariamente difícil. Uma escrita autoral acontece quando internamente nos organizamos e nos permitirmos criar e expressar nossos pensamentos.

Percebermos que alguns entraves são de ordem subjetiva não tão visíveis e podem bloquear ou facilitar a escrita. Estão sempre operantes no nosso pensamento, em nossa fala e escrita. Outros bloqueios são provenientes do contexto social, trazem ao texto a tessitura formal da língua. São os modelos, os chavões, os estereótipos, etc., também atuantes no texto.

Perseguimos neste espaço, uma escrita orientada pelo desejo. Uma escrita considerada não só como um produto texto, mas como uma forma original, singular do sujeito habitar e se posicionar na sua escrita. Pretendemos recuperar o prazer de brincar com as palavras, como fazem as crianças e os poetas, num fazer criativo do sujeito, para depois, então, resgatarmos a gramática, as regras e gêneros.

Conteúdo programático

▪ (Des) construindo a escrita: da imagem à palavra.

▪ Escrita e sonho

▪ (Des) construindo os sentidos: aroma, sabor, som, formas, plasticidade, superfície, movimento.

▪ Escrita e corpo

▪ Escrita e singularidade

Estratégias

É um espaço onde o ato de escrever seja pensado a partir de experiências vividas in loco pelo sujeito e pelo grupo, como um caminho próprio de transformação da linguagem.  

▪Dinâmicas e exercícios de escrita.

▪Reflexão sobre o processo vivido.

Coordenação

Ligia Valdes Gómez – Psicanalista, professora e supervisora do curso Formação em Psicanálise, artista plástica e mestre em psicologia e educação pela FEUSP.

Lineu Matos Silveira– Psicanalista, coordenador do grupo Leituras Kleinianas e do Núcleo de Fomento de Literatura do Departamento Formação em Psicanálise.

Destinado: Membros do Departamento Formação em Psicanálise

Horário:  08:00 `as 9:30 hs – 4as Feiras

Período: de 14/08 `a 27/11/2019

Vagas:Máximo de 15 participantes

Share this post

scroll to top