Fundamentos da Psicanálise e sua prática clínica

Modalidades presencial e online a partir de 2022.

O curso Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica existe desde 1999. Destina-se a profissionais de diversas áreas que pretendem iniciar um estudo consistente da Psicanálise. O curso apresenta a construção e desenvolvimento dos fundamentos da teoria psicanalítica tendo como roteiro os principais conceitos da obra de Sigmund Freud e de autores contemporâneos da escola freudiana, estabelecendo um diálogo entre as concepções teóricas, a prática clínica e suas relações com a cultura. A transmissão proposta pelo curso traz as marcas do reconhecimento da atualidade e relevância da Psicanálise na abordagem dos fenômenos psíquicos implicados nas questões da contemporaneidade.

No primeiro ano do curso partimos das hipóteses iniciais estabelecidas por Freud em sua investigação sobre a histeria. Em seguida percorremos o caminho de pesquisa que o autor faz sobre os sonhos e a sexualidade. A proposta é  realizar um estudo longitudinal da obra freudiana, abordando conceitos fundamentais como inconsciente, conflito, recalque, pulsão, narcisismo e complexo de Édipo. Com base nesses conceitos, são apresentados a psicopatologia freudiana e os pressupostos que embasam a técnica psicanalítica.

O segundo ano do curso além de oferecer a possibilidade de aprofundar os conceitos trabalhados no primeiro ano, tem como objetivo estabelecer uma interlocução entre a teoria e o método psicanalítico. Tem como eixo de trabalho a reflexão sobre a especificidade da escuta psicanalítica através da compreensão da metapsicologia freudiana, sua influência no pensamento pós-freudianos e seu impacto na clínica da atualidade. Acompanhamos a diversidade das formações do inconsciente, que resultaram na concepção desta escuta.

Alunos com formação em Medicina e Psicologia poderão participar do processo seletivo para o aprimoramento na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae. Essa atividade prática será supervisionada e terá início no 2º semestre de 2024. 

 

Corpo Docente
Curso Fundamentos

Ana Lúcia Gondim Bastos, Antonio Geraldo de Abreu Filho, Berenice Neri Blanes, Celina Giacomelli, Dalgi Sequeira Santos, Gustavo Adolfo Junqueira Amarante, Luana Viscardi Nunes, Maria Salete Abrão Nunes da Silva, Maria Tereza Viscarri Montserrat, Olivia Lucchini e Patrícia Leirner Argelazi.

 

Destinado a:

Profissionais com formação universitária que se interessam pelo estudo da Psicanálise. 

 

Conteúdo programático 1º ano:

Especificidade da Psicanálise: – Psiquismo e corpo. – Terapias medicamentosas, psicoterapias e Psicanálise.
A Divisão do Sujeito: – Dois conceitos fundamentais: Inconsciente e Pulsão. – Aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente, o ponto de vista tópico. – O Recalque: desejo, conflito e defesa. Pontos de vista dinâmico e econômico. – Discussão clínica.
Formações do Inconsciente: – Atos falhos, sonhos e sintomas. – Discussão clínica.
Ponto de vista estrutural: – Complexo de Édipo / Identificações. – Segunda Teoria Tópica.
Neurose, Psicose e Perversão: – Neurose. – Psicose. – Perversão. – Uma introdução à psicopatologia psicanalítica. – Discussão de casos: um estudo comparativo.
Questões da Clínica: – A situação analítica. – Transferência e contratransferência. – Resistência. – A interpretação.
O Analista: – Diferenças entre formação e informação. – O tripé da formação analítica: análise do analista, supervisão e estudo da teoria.

Nota: As discussões de casos clínicos, pontuando os conceitos teóricos desenvolvidos no programa, serão apresentadas pelos professore(a)s com o  intuito de estabelecer pontes com a teoria.

 

Conteúdo programático 2º ano:

Eixo Central: A Especificidade da Escuta Psicanalítica

Primórdios da Psicanálise:  A escuta psicanalítica até 1900 – A Teoria Transformada: Verdade ou Ficção.

Eixos Fundamentais do Pensamento Freudiano: A escuta psicanalítica de 1900 a 1905 – A Natureza do Psíquico: A origem do aparelho psíquico – Inconsciente / Pulsão / Sexualidade
O Infantil no “Atual”: A escuta psicanalítica de 1905 à 1920 – A Importância  da  Noção de Transferência na Clínica Psicanalítica

O Campo Psicanalítico na Contemporaneidade: A escuta Psicanalítica a partir de 1920 – O Humor em Tempos Sombrios

O Manejo da Clínica: O Sintoma e o Pensamento Clínico – O emergir do Inconsciente: Uma Elaboração / Uma Construção

Nota: A especificidade da escuta clínica será veiculada  através da leitura de textos clínicos de Freud e outros autores da atualidade.            

 

Estratégia:

– aulas teóricas; – discussão de textos e vinhetas clínicas apresentadas pelos professores. O trabalho é realizado com aproximadamente 20 alunos por grupo.

 

Sobre:

Duração: até 2 anos

Carga horária anual: 64h
O segundo ano é opcional e será oferecido para todos que concluíram o 1º ano do curso e que tenham interesse na continuidade de seus estudos

Horário: terças-feiras, das 19h30 às 21h30.

INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÕES

Nº vagas: aproximadamente 20 alunos por grupo de trabalho

Abertura das inscrições: 21/11/2023

Inscrição até: 23/02/2024

Processo seletivo: Após inscrição, o candidato receberá o contato de um professor que agendará uma entrevista. O candidato enviará seu curriculum vitae ao mesmo.

Inscrições Aqui

Publicação dos resultados: 01/03/2024

Início do ano letivo: 19 de março de 2024.

Observação: Poderão se candidatar à seleção para atendimento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae apenas médico(a)s e psicólogo(a)s. Essa atividade prática é presencial, é supervisionada e inclui um valor adicional à mensalidade do curso.