Devolução de crianças adotadas: Um estudo psicanalítico – por Maria Luiza Ghirardi

imagempostantigo.jpg

Quais seriam as motivações subjacentes ao ato da devolução? O que leva alguém que passou por um longo período de espera a desistir de seu sonho realizado? Quais as consequências psicológicas para a criança que passa por esse processo? Essas e outras perguntas são respondidas no livro Devolução de crianças adotadas: Um estudo psicanalítico (Primavera Editorial, 144 págs., R$33,90), escrito por Maria Luiza Ghirardi, quarto volume da série Coleção Departamento Formação em psicanálise – SEDES Sapientiae.

O livro originou-se a partir da escuta clínica dos adotantes, que revelou, entre outros importantes aspectos, que as expectativas extremadas, a relação com as origens da criança e até mesmo a vivência com a infertilidade mobilizam intensas angústias e fantasias que terão encaminhamentos psíquicos peculiares. Esse estudo traz reflexões práticas para o cotidiano daqueles que atuam nesse campo, destacando que o encontro entre pais e filhos adotados tem como premissa a busca pela superação de conflitos – inevitáveis nas relações parentais de forma geral – e não apenas naquelas que envolvem adoção.

O lançamento com sessão de autógrafos acontecerá no dia 29 de setembro, na Livraria da Vila Lorena (Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista – São Paulo/SP), com início às 18h30.

Sobre o livro:
Autor: Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi
Editora: Primavera Editorial
ISBN: 978-85-61977-87-0
Páginas: 144
Formato: 16×23
Preço: 39,90

Sobre a autora:
Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae – SP; mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; atua como supervisora e facilitadora de grupos de estudo sobre adoção e coordena workshops para psicólogos e assistentes sociais. Exerce atividade clínica e docente. Possui vários artigos publicados sobre o tema da adoção em livros e revistas científicas.

Informações à imprensa: Izabela Villalba (izabela.villalba@primaveraeditorial.com) ou Tel.: (11) 3034-3925

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top