Monografias Revisitadas III – A Clínica Psicanalítica: Um percurso pelo método psicanalítico, da transferência à formação do analista

imagempostantigo.jpg

Neste espaço de interlocução, a partir de monografias já defendidas, teremos a possibilidade de fazer uma trajetória pelos elementos essenciais da clínica psicanalítica. O analista ao se ver diante do mundo dos afetos e das construções representacionais do seu paciente, vivencia seus efeitos na transferência. Diante dessa complexa relação, é sempre bem-vindo pensarmos na contínua formação do analista.

> 17/08/16 – quarta-feira – das 17h30 às 19h30 sala 81
Monografias:
“Força e sentido na Clínica Psicanalítica” – Luana Viscardi Nunes é psicóloga graduada pela PUC-SP e psicanalista formada pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atua em consultório particular desde 2002.
Sua monografia parte da indagação sobre o papel dos afetos e das representações no método psicanalítico. Questiona as condições de uma interpretação, chegando à sublimação enquanto processo psíquico que sustenta o analista em sua posição, alcançando o processo de sua contínua formação.

“O Que se Veicula Quando se Vincula: Um Estudo Sobre a Transferência – Rafael Monteiro Klinguelfus, psicólogo graduado pela UNITAU, Taubaté/SP e psicanalista formado pelo Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atua na Secretaria de Saúde, CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas) e Consultório Particular desde 2006.
Sua monografia desenvolve um estudo sobre o conceito de transferência em Freud e sua função central e atual na clínica psicanalítica, com o apoio de casos clínicos do autor.

Comentadora: Nora B. S. Miguelez – Psicanalista, doutora pela PUC-SP, docente e supervisora do Curso Formação em Psicanálise do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “Complexo de Édipo”, ed. Casa do Psicólogo.
Aguardamos sua presença.
EVENTO GRATUITO

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top