Neste espaço de interlocução, a partir de monografias já defendidas, teremos a possibilidade de fazer uma trajetória pelos elementos essenciais da clínica psicanalítica. O analista ao se ver diante do mundo dos afetos e das construções representacionais do seu paciente, vivencia seus efeitos na transferência. Diante dessa complexa relação, é sempre bem-vindo pensarmos na contínua formação do analista.
> 17/08/16 – quarta-feira – das 17h30 às 19h30 sala 81
Monografias:
“Força e sentido na Clínica Psicanalítica” – Luana Viscardi Nunes é psicóloga graduada pela PUC-SP e psicanalista formada pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atua em consultório particular desde 2002.
Sua monografia parte da indagação sobre o papel dos afetos e das representações no método psicanalítico. Questiona as condições de uma interpretação, chegando à sublimação enquanto processo psíquico que sustenta o analista em sua posição, alcançando o processo de sua contínua formação.
“O Que se Veicula Quando se Vincula: Um Estudo Sobre a Transferência – Rafael Monteiro Klinguelfus, psicólogo graduado pela UNITAU, Taubaté/SP e psicanalista formado pelo Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atua na Secretaria de Saúde, CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas) e Consultório Particular desde 2006.
Sua monografia desenvolve um estudo sobre o conceito de transferência em Freud e sua função central e atual na clínica psicanalítica, com o apoio de casos clínicos do autor.
Comentadora: Nora B. S. Miguelez – Psicanalista, doutora pela PUC-SP, docente e supervisora do Curso Formação em Psicanálise do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Autora do livro “Complexo de Édipo”, ed. Casa do Psicólogo.
Aguardamos sua presença.
EVENTO GRATUITO