O Legado do Prof. Dr. Roberto Azevedo

Nota de Falecimento

O Legado do Prof. Dr. Roberto Azevedo



Em 16 de Maio de 2020 faleceu em São Paulo, aos 93 anos, o psicanalista Prof. Dr. Roberto Azevedo.

Neste momento de impacto e comoção por sua perda e, em sua homenagem, cabe a reflexão sobre o legado que nos deixa como psicanalistas, em especial, aos membros do atual Departamento Formação em Psicanálise, alunos e egressos formados pelo Curso de Especialização Formação em Psicanálise, do Instituto Sedes Sapientiae – São Paulo.

Com personalidade arrojada e questionadora, ao retornar de sua formação em Psicanálise realizada em Londres no Instituto Tavistock, o Prof. Dr. Roberto Azevedo considerou a possibilidade de instituir na cidade de São Paulo um curso desvinculado da IPA para a formação de psicanalistas que oferecesse a oportunidade de formação, estudo e pesquisa a interessados em levar avante seu desenvolvimento profissional em instituição diversa da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Procurou Madre Cristina, pioneira na fundação do curso de Psicologia na cidade de São Paulo e expôs seu projeto, diante do qual, ela, com seu espírito revolucionário na construção de mudanças sociais, vislumbrou a oportunidade de inscrever um marco inédito na história da transmissão da Psicanálise em São Paulo. Ofereceu-lhe para que desenvolvesse seu projeto no Instituto Sedes Sapientiae que havia recentemente se constituído em um Instituto de ensino pós-graduado latu sensu.

O curso de especialização “Psicoterapia de Orientação Psicanalítica" foi fundado pelo Prof. Dr. Roberto Azevedo e alguns outros psicanalistas  convidados por ele, iniciando as atividades em 1976. Desde então, foi paulatinamente tornando-se importante referência na área de formação de psicanalistas, nacional e internacionalmente. Em 1979 o curso foi renomeado como “Psicopatologia e Psicoterapia Psicanalítica”, adequando-se mais apropriadamente aos princípios da transmissão da Psicanálise que eram visados. No final de 1989, o Prof. Dr. Roberto Azevedo afastou-se de suas atividades no Instituto Sedes Sapientiae, indo em busca de novos desafios na área do ensino e transmissão da Psicanálise. Entretanto, em continuidade ao projeto original dentro do Instituto Sedes Sapientiae, em 1991, com o objetivo de uma formação continuada em Psicanálise, foi criado o Departamento Formação em Psicanálise. Deste departamento passou a fazer parte o antigo curso de especialização, hoje denominado “Formação em Psicanálise”.  

A retomada deste histórico buscou destacar a importância da iniciativa inovadora do Prof. Dr. Roberto Azevedo, que teve a visão e a felicidade de encontrar na pessoa da Madre Cristina, e no acolhimento institucional do Instituto Sedes Sapientiae, parcerias muito especiais para a concretização de seu projeto, com suas ideias revolucionárias e, por isso mesmo, algumas  vezes controversas, sendo isso um processo inerente ao desenvolvimento de toda “nova ideia" .

O Prof. Dr. Roberto Azevedo antecipou assim em décadas, o que veio a se desenvolver no cenário dos estudos em Psicanálise em São Paulo, no Brasil e internacionalmente. Ele foi um psicanalista de vanguarda, que apostou em seu sonho de ver a Psicanálise se ampliar e se democratizar, tornando a formação do psicanalista mais acessível, mas nem por isto menos consistente e rigorosa. 

 

Profª Eliane Michelini Marracini

Profª Maria Luiza Scrosoppi Persicano

Profª Suzana Alves Viana 

Profª Cecília Noemí Morelli F de Camargo

Share this post

scroll to top