Reunião Preparatória: encontro com o texto de Jansy Berndt de Souza Mello

convite1-jansy
Jansy Berndt de Souza Mello é Psicanalista, ex-membro efetivo e ex-didata da sociedade de psicanálise de Brasília e da SBPSP. Ela teve vários trabalhos publicados em coletâneas (como “Mente e Corpo em Psicanálise”), em “Alter”, na Revista Brasileira de Psicanálise e no “IDE”, Nabokov Studies, The Nabokovian. Zembla. Autora do belo livro de poesias “Indas e Vindas”, e também foi tradutora e intérprete de Wilfred R. Bion em seus seminários, em 1976 (Brasília) e 1978 (São Paulo).
O intuito é apresentar e entrar em contato com o trabalho de Jansy. vamos discutir o texto ‘Algumas questões sobre a cisão e a identificação projetiva nas psicoses’.
Resumo: ‘No presente trabalho a autora se detém sobre certos aspectos dos distúrbios de pensamento do psicótico, propondo uma abordagem a partir da compreensão de como funcionam, nestes pacientes, o splitting e a identificaçäo projetiva. Para a autora, a dificuldade destes pacientes é decorrente não só de um splitting excessivo e das identificaçöes projetivas maciças como, também, do fato de eles não fazerem a representaçäo mental das rupturas entre as experiências boas e más. Por não serem representadas as dicotomias, nestes casos, cada experiência será vivida como tendo qualidades absolutas e registrada de modo indiferenciado, ou seja, uma determinada vivência poderá ser usada para expressar uma outra, oposta ou diferente. A autora propöe, ainda, que a identificaçäo projetiva seja entendida como sendo um modo de contato do analisando com o mundo, como um recurso usado por estes pacientes para recriarem, agora “fora”, uma polaridade que lhes permita fazerem diferenciaçöes – diferenciações estas que, nos não-psicóticos, são feitas “internamente”. Para fazer interpretaçöes aos pacientes psicóticos a autora permitiu-se ser tratada como se fosse “duas” na sessäo, sem integrar estas duas partes criadas pelo analisando’
Data: 01 de outubro Informações: stani-asf@hotmail.com
Local e hora: às 8:30h na sala 103 – esta preparatória será realizada especialmente no espaço do Leituras Kleinianas, em conjunto com o grupo e por ele mesmo também.
Obs.: os textos a serem discutidos nesse encontro estão disponíveis em uma pasta no xerox intitulada ‘Preparatória Jansy’.
A quem se destina: apenas membros do departamento

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top