REUNIÃO PREPARATÓRIA: JANSY BERNDT DE SOUZA MELLO – AMORES EM PAUTA

convite3
REUNIÃO PREPARATÓRIA: ENCONTRO COM O TEXTO DE JANSY BERNDT DE SOUZA MELLO – AMORES EM PAUTA
Jansy Berndt de Souza Mello é Psicanalista, ex-membro efetivo e ex-didata da sociedade de psicanálise de Brasília e da SBPSP. Ela teve vários trabalhos publicados em coletâneas (como “Mente e Corpo em Psicanálise”), em “Alter”, na Revista Brasileira de Psicanálise e no “IDE”, Nabokov Studies, The Nabokovian. Zembla. Autora do belo livro de poesias “Indas e Vindas”, e também foi tradutora e intérprete de Wilfred R. Bion em seus seminários, em 1976 (Brasília) e 1978 (São Paulo).
Nesta preparatória conversaremos sobre o recente e instigante texto ‘Amor, luto e psicanálise’, que foi um trabalho apresentado pela autora em reunião científica à SBPRJ, em 26 de maio de 2011, e publicado em agosto do mesmo ano na Revista IDE [v.34 n.52]. Segue-se o resumo:
Neste ensaio, desenvolvo algumas conjecturas sobre os muito estudados talentos de Eros para vincular objetos, emoções e ideias, assim como sobre a operação do amor no setting da psicanálise. A meu ver, uma das principais tarefas do psicanalista, por meio da própria oscilação constante entre “paciência” e “segurança” (entre as posições esquizoparanoides e depressivas, em Bion), resulta na mútua elaboração das sucessivas perdas que todos os indivíduos diariamente sofrem. Entendo, dessa forma, o fardo do amor [contra(trans)ferencial] em psicanálise como propiciando um continente adequado para a vivência de lutos compartilhados, assim como pela sua qualidade de não apenas criar, como ainda cortar laços.
Data: 15 de outubro
Informações: stani-asf@hotmail.com
Local e hora: às 08:30 na sala 103 A quem se destina: apenas membros do departamento
Obs.: O texto estará disponível na xerox, ou pode ser diretamente acessado pelo link http://aetern.us/amor-transferencia-e-luto-1/.  Com apêndice dos poemas  “A pulga” de J. Donne e “Orfeu, Eurídice, Hermes” de R. M. Rilke, que indicamos como leituras complementares.
* Esta preparatória ocorrerá no espaço do Leituras Kleinianas, em conjunto com o grupo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top