Reunião Preparatória: UMA VISÃO PARTICULARÍSSIMA SOBRE BION – uma leitura de Jansy Berndt de Souza Mello

convite2-jansy
Jansy Berndt de Souza Mello é Psicanalista, ex-membro efetivo e ex-didata da sociedade de psicanálise de Brasília e da SBPSP. Ela teve vários trabalhos publicados em coletâneas (como “Mente e Corpo em Psicanálise”), em “Alter”, na Revista Brasileira de Psicanálise e no “IDE”, Nabokov Studies, The Nabokovian. Zembla. Autora do belo livro de poesias “Indas e Vindas”, e também foi tradutora e intérprete de Wilfred R. Bion em seus seminários, em 1976 (Brasília) e 1978 (São Paulo).
Nesta reunião preparatória para o evento O desenvolvimento estético na psicanálise, nos debruçaremos na leitura e discussão de um texto bastante rico, pois que é também um relato de uma intensa experiência de, em boa medida, convívio e tradução. Refiro-me ao trabalho ‘Uma visão particularíssima sobre Bion’, de Jansy Berndt de Souza Mello, apresentado no Simpósio comemorativo dos 100 anos de nascimento de W.R.Bion que foi promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Inicia ela, assim, o texto:
Resolvi inscrever um trabalho para esta Jornada porque, de alguma forma, sentia-me em falta ante a memória de W.R.Bion, de quem acompanhei importantes momentos nas ocasiões em que esteve no Brasil. Achei que seria interessante oferecer um testemunho daquilo que presenciei durante nossos encontros de trabalho.
É um artigo inteligente e uma bonita memória. E para quem se interessa por Bion: não pode não ler!
Data: 08 de outubro
Local e hora: às 11:45 na sala 90
Obs.: O texto pode ser diretamente acessado pelo link: http://aetern.us/uma-visao-particularissima-de-bion/
A quem se destina: apenas membros do departamento
Informações: stani-asf@hotmail.com

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top