Vídeo legendado – Massimo Recalcati

imagempostantigo.jpg

A Comissão de Projeto e Pesquisa em sintonia com a Comissão de Eventos do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae convidam você a assistir ao vídeo que legendamos recentemente e que nos dá uma pequena ideia do precioso pensamento de Massimo Recalcati, que aponta para a questão de como podemos pensar a violência humana, a não hospitalidade e o rechaçamento do outro, tanto no plano da relação entre os gêneros quanto no das relações sociais e profissionais entre todos nós.

Com o intuito de fazer desse convite um estímulo atraente para um encontro pautado pela discussão inteligente, fazemos uma pequena apresentação teórica de uma das obras desse autor para que todos tenham alguma ideia do percurso e do pensamento que lhe são próprios!

Ao estudar Massimo Recalcati, percebemos que seu livro o “Complesso di Telemaco – genitori e figli dopo il tramonto del padre” é um texto muito intenso e tocante que aponta para uma nova visada sobre o complexo de Édipo e a experiência edípica. Aponta para a maturidade, aponta para o homem comum, aponta para o problema de que somos capazes de alcançar a maturidade e indica um novo olhar em que o filho pode e quer amar seu pai e seu próximo. Livro apaixonado, fala sobre a nossa potencialidade de sermos filhos maduros e amados, dando-nos o direito de não sermos apenas rivais do objeto que se constituir como antagonista de nossa posse, e nos liberta de ter que possuir o objeto de amor do outro. É um livro que indica um mundo onde há lugar para todos. É um livro que convida ao ingresso em um universo mais profundo – pessoal e social -, convida para algo mais sério e mais reflexivo porque marcado pelos sinais de pensamento e luto, esperança e tristeza, onde a constituição humana comporta pensar também a via em que o filho cuida da mãe enquanto espera pelo retorno do pai que estava ausente.

Ou seja, no livro, a rivalidade edípica não é negada, mas a ela é dada uma nova possibilidade de elaboração – não apenas o inescapável de um destino funesto – é dada uma nova chance para um novo passo, e, assim ocorre uma expansão do campo de pensamento abrindo nosso pensar sobre a visada de um Édipo tristonho e parceiro dos seus próximos.

É certo, não mais se chama Édipo, mas Telêmaco! E é o filho comum.

Share this post

3 Replies to “Vídeo legendado – Massimo Recalcati”

  1. Luana Viscardi disse:

    Não vejo a legenda. Será por que estou utilizando um tablet?

  2. Mônica Audi disse:

    Muitíssimo proveitoso o vídeo, mas está legendado apenas até os 32 minutos? Executei várias vezes, configurei, recarreguei, mas o restante das legendas não veio.
    Apesar de ser possível entender em linhas gerais o que está sendo perguntado e respondido, mesmo sem saber italiano, perdem-se os detalhes importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top