Algumas palavras sobre o meu percurso no Departamento Psicanálise com Crianças.
Lilian Rabinovitch
Entrei no curso de especialização em 2006, alguns anos depois da minha primeira formação em Psicanálise. Meu objetivo era aprofundar e estender a minha formação e começar a atender crianças. A proposta pluralista do curso veio de encontro com as minhas expectativas. No mesmo ano comecei a participar do Grupo Acesso- Estudos, Intervenções e Pesquisa em Adoção e atender na Clínica do Instituto. Lá atendi crianças abrigadas, e também crianças e suas familias adotivas. Estes inquietantes atendimentos de crianças precocemente privadas de seus laços afetivos e/ou em estado de vulnerabilidade social me forjaram como analista de crianças, sob a batuta afiada da Marcia Porto Ferreira, coordenadora do Acesso.
Em 2009, logo após terminar o curso, escolhi ingressar no Setor de Eventos, então coordenado pela Ada Morgenstern e Lila Vidigal. Fomos, Engracia Perez, Gabi Di Giacomo (minhas colegas de turma) e eu muito bem acolhidas! Era o ano da organização do primeiro colóquio de Psicanálise com Crianças, um desafio vencido com muito sucesso, a custa de muito trabalho do Setor. Após alguns anos e muitos eventos memoráveis depois, idealizados e executados pelo azeitado time do Setor, passei para a co-coordenação junto com a parceira Fernanda Arantes, então coordenadora. Em 2013, assumi a coordenação de Eventos, passando a frequentar as reuniões da Coordenação Geral do Departamento (CG).
Com os membros da CG, Afrânio de Matos Ferreira, Angela May, Alessandra Barbieri, Fernanda Arantes, Lila Vidigal, Marcia Porto e Maria Dias Soares passei a ter uma visão ampliada do Departamento, de seus setores e de sua inserção no Instituto. Aceitei, em outubro de 2014, o desafio de assumir a coordenação geral, a partir do incentivo e aposta dos generosos colegas da CG, e o fundamental apoio da Maria, então coordenadora do Departamento, que topou permanecer na co-coordenação.
A minha trajetória como aluna, membro, coordenadora de setor e agora coordenadora geral é a evidência da vitalidade, potência e maturidade do Departamento, que agora se renova escolhendo pela primeira vez uma cria da casa para representá-la. Caminhamos bastante nestes 17 anos de Departamento, e sem dúvida nos firmamos como uma relevante comunidade no campo da psicanálise com crianças no país.
Esperamos nesta nova coordenação geral consolidar o valioso legado das gestões anteriores, promovendo cada vez mais a aproximação entre os setores e seus membros para juntos afinarmos as estratégias que empreendemos para fortalecer nosso Departamento.
Contamos com novas adesões e com o crescente engajamento de todos nas atividades do Departamento. E parabenizamos e agradecemos aos incansáveis membros atuantes e suas valorosas realizações!
Deixo o meu email para contato (ligiasilber@hotmail), aguardando sugestões e colaborações de todos. Sejam bem-vindos!
Um grande abraço,
Ligia Paula Silber Rabinovitch |