OBJETIVOS: Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe- Bebê de Ester Bick; proporcionar o aprofundamento teórico e a reflexão clínica relacionada a trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena; refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir do olhar psicanalítico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver a capacidade de observação psicanalítica, refinando a capacidade de atenção a detalhes interativos e aspectos emocionais;
• Promover o desenvolvimento profissional a partir da possibilidade de vivenciar e refletir sobre elementos essenciais presentes nos vínculos de cuidado;
• Acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional;
• Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas;
• Desenvolver, a partir da própria experiência de observação, uma perspectiva psicanalítica acerca do desenvolvimento e das relações humanas.
• Favorecer o desenvolvimento de uma atitude clínica frente à observação de aspectos emocionais e de desenvolvimento nos primeiros anos de vida.
• Promover a capacidade de verificar indicadores de transtornos de desenvolvimento na criança de 0 a 3 anos.
• Estimular a capacidade de reconhecer e prevenir transtornos de desenvolvimento.
• Promover a capacidade de intervir precocemente na relação pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário.
• Promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.
CORPO DOCENTE: Audrey Setton Lopes de Souza, Denise de Sousa Feliciano, Magaly Marconato Callia, Maria Cecília Pereira da Silva, Mariângela Mendes de Almeida, Tereza Marques de Oliveira.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick (com prática supervisionada);
• Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);
• Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;
• Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento, Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança, Observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança, Questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança e as questões inter e transgeracionais.
DURAÇÃO: um ano – carga horária: 90horas
HORÁRIO: quintas-feiras, das 18h às 20h30
DESTINADO A: Profissionais das áreas de Saúde e Educação.
Pré-requisito: É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.
INSCRIÇÃO ATÉ: 6 de fevereiro de 2015.
PROCESSO SELETIVO: Entregar curriculum vitae no ato da inscrição para avaliação
PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO: 13 de fevereiro de 2015, às 15h.
INÍCIO DO ANO LETIVO: 5 de março de 2015.