RELAÇÃO PAIS-BEBÊ: DA OBSERVAÇÃO À INTERVENÇÃO

Corpo Docente
Audrey Setton Lopes de Souza (coordenadora), Cristiane da Silva Geraldo Folino, Denise de Sousa Feliciano, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecília Pereira da Silva, Maria da Graça Palmigiani e Tereza Marques de Oliveira.

Objetivo Geral
• Oferecer subsídios teórico-clínicos para a prática da Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança a partir da Observação Psicanalítica (Método Esther Bick).
• Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas e acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional.
• Propiciar o aprimoramento de posturas profissionais a partir de Discussões de Situação de Trabalho em contextos de saúde e educação.

Conteúdo Programático

• Introdução à Observação de Bebês a partir do Método Esther Bick;
• Introdução à Psicanálise com Crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);
• Psicopatologia do Bebê e da Criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;
• Principais técnicas e instrumentos utilizados na Intervenção Pais-Bebê/Criança;
• Indicadores de transtornos de desenvolvimento;
• Etnopsicanálise; Transgeracionalidade e Parentalidade.

Estratégias
• Seminário em pequenos grupos com atenção individualizada sobre a observação de um bebê em seu ambiente, atividade individual realizada extraclasse pelo período de uma hora semanal.
• Aula teórica com discussão de textos previamente sugeridos para leitura.
• Tendo concluído o primeiro ano, há a possibilidade de extensão para um segundo ano de Observação de Bebês e/ou Discussão de Situação de Trabalho com destaque para Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança.

Destinado a
Profissionais das áreas de Saúde e Educação.

Duração
Um ano (com segundo ano facultativo).

Carga-horária
80 horas/ano.

Horário
Quintas-feiras, das 18h às 20h30.


WINNICOTT: EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO

Coordenação
Afrânio de Matos Ferreira e Sandra Tschirner

Objetivo
O objetivo geral do curso é fazer uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem. Além disso, são abordados temas contemporâneos, tais como adições, identidade e gênero e reflexões sobre a sociedade e um trabalho de oficina de escrita com enfoque psicanalítico.

Corpo Docente
O corpo docente é composto por membros do Departamento de Psicanálise da Criança e professores convidados: Afrânio de Matos Ferreira, Claudia Perrotta, Lygia Vampré Humberg, Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Sandra Tschirner,Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna.

Conteúdo Programático
– O autor e a obra: formação e influência;
– Desenvolvimento Emocional Primitivo;
– A Clínica da Relação mãe-bebê;
– Integração Psique – Soma;
– Transcionalidade;
– O Brincar e a Criatividade;
– A Experiência Cultural. Consultas Terapêuticas e Jogo do Rabisco
– A família e a busca pela integração
– Adolescência
– Os processos de Maturação
– Psicopatologia na infância
– Regressão
– Clínica do Setting e caso Piggle
– Angústias Impensáveis
– Agressividade
– Tendência Antissocial
– Adições
– Integração Psique – Soma
– Identidade e gênero
– Reflexões sobre a sociedade
– Oficina de Escrita com Enfoque Psicanalítico

Estratégias: Aulas teóricas, Seminários clínicos, Oficina de escrita.

Trabalho de final de curso: serão ministradas 02 oficinas de escrita, uma em cada semestre, com o objetivo principal de compartilhar orientações para a produção de textos com enfoque psicanalítico – artigos, ensaios, relatos de caso clínico, articulação teórica a partir de filmes, contos, etc. O objetivo é que os participantes busquem emoldurar, através da escrita, temas que se mostraram mais significativos durante o curso, articulando com seus percursos profissionais e/ou pessoais. A ideia é que sejam exercícios de reflexão e integração de conteúdos. Os trabalhos serão apreciados e comentados pelo corpo docente.

Como atividade optativa oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente os encontros do Interlocuções, organizado por uma comissão do Espaço Potencial Winnicott.

Destinado a
Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

Duração
Um ano

Carga Horária
60 horas

Horário
Segundas-feiras, das 19h30 às 21h30

Número de vagas
27 (vinte e sete)

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