O VI Colóquio de Psicanálise com crianças – limites e transformações na clínica com crianças comemora o centenário da publicação de “Além do Princípio do Prazer” (Freud, 1920), artigo em que Freud fez uma extensa revisão da teoria psicanalítica tanto no que concerne a metapsicologia quanto a seus aspectos clínicos a partir de postular os conceitos de pulsão de morte e compulsão à repetição e relativizar a primazia do princípio do prazer.

Limites e transformações

Ainda que a postulação das forças de Thanatos tenha provocado pessimismo em relação à eficácia da psicanálise (e por que não dizer da humanidade), Freud não deixou de refletir sobre a força de Eros e sua potência de ligação. Sua interpretação do jogo do Fort-Da nos mostra que o território do brincar possibilita a criança se armar do jogo simbólico para atravessar as angústias e sofrimentos inerentes à infância.

100 anos depois, o que permanece e o que precisa ser recriado em função das transformações sócio-culturais contemporâneas que parecem acontecer numa velocidade maior da que somos capazes de apreender?

Enquanto o tempo da latência parece ter desaparecido, observamos com perplexidade novos fenômenos como a auto-mutilação e, no limite, o suicídio que aproximam as problemáticas adolescentes à infância. A presença permanente da tecnologia e das trocas virtuais impacta no laço dos adultos com os bebês e as crianças e cria novas formas de amizades que vem sendo debatidas por pediatras e educadores. De que
modo essas transformações incidem na constituição psíquica, nas formas de apresentação do sofrimento psíquico e nas modalidades de obter prazer e desprazer? E que limites e transformações operam nas diversas clínicas com crianças?

Convidamos a todos para mais este desafio!

Forma de funcionamento

Os trabalhos serão discutidos em sessões coordenadas compostas por 3 participantes. Cada expositor contará com 20 minutos para apresentar seu trabalho. O tempo total de duração da mesa será de uma hora e meia.

Regulamento para envio de RESUMOS

Prazo máximo para o envio: 15 DE ABRIL 2020
Os resumos que não seguirem as especificações abaixo serão desconsiderados. Os mesmos devem conter, nesta ordem:

  1. Folha de rosto identificada, contendo:
    • Título do trabalho;
    • Nome completo e afiliação institucional entre parêntesis de cada um dos autores; Identificação do autor responsável pela apresentação do trabalho no caso de múltiplos autores;
    • Mini currículo de cada autor (até três linhas)
    • Endereço completo para correspondência, incluindo CEP, telefone celular e endereço eletrônico de cada um dos autores;
  2. Folha de rosto sem identificação, contendo apenas:
    • Título do trabalho
    • Resumo com o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas (fonte Times News Roman, corpo 12, espaço 1,5) especificando o eixo temático proposto, 4 (quatro) palavras-chave, objetivo do trabalho e pertinência com o tema.
    • Informações sobre publicações ou apresentações do presente trabalho em eventos anteriores (quando/onde);

Observações importantes

O arquivo deve ser nomeado com o nome do autor principal; só será aceito um resumo por arquivo;
Só será aceito um trabalho por autor.
Os trabalhos devem se circunscrever ao campo da psicanálise com crianças (0 a 12 anos).

Haverá uma comissão científica que avaliará os trabalhos de forma anônima e no dia 01 de junho de 2020 os trabalhos aprovados serão comunicados. A comissão científica se abstém de comunicar motivos de recusa dos trabalhos.

O resumo deverá ser encaminhado até o dia 15 de abril de 2020 para o endereço: 6coloquiopsicrianca@gmail.com

Cronograma

15 de abril de 2020: prazo limite para envio da proposta de participação.

01 de junho de 2020: os autores cujos trabalhos forem aceitos receberão um comunicado via e-mail.

18 de junho de 2020: prazo para confirmar a participação através da inscrição no Colóquio. Ao confirmar a participação no colóquio, os autores estarão automaticamente concordando com a veiculação dos resumos dos trabalhos no website do colóquio e com a publicação dos mesmos resumos nos anais do colóquio.

01 de outubro de 2020: prazo de envio dos trabalhos completos para publicação nos anais do colóquio.

Maiores informações serão encaminhadas futuramente.

Local do Evento: Instituto Sedes Sapientiae – Rua Ministro Godoy, 1484, São Paulo-SP

Contamos com a sua participação!

Atenciosamente,

A Comissão Organizadora

Ada Morgenstern
Carisa Almeida
Julia Eid
Maria Engracia Perez
Patricia Fraia