quinta-feira, 11 de julho de 2019 - 15h20

Aconteceu no Sedes – Cine Sedes Jung e Corpo – junho2019
11 jul 2019

Aconteceu no Sedes – Cine Sedes Jung e Corpo – junho2019

Encerrando a programação do primeiro semestre de 2019, o Cine Sedes Jung e Corpo – atividade extracurricular do Curso de Especialização Jung & Corpo: Formação em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal – exibiu em 28/06 o filme “Viva – a Vida é uma Festa”.

Foram convidadas para as análises e discussões do filme Maria Irene Crespo Gonçalves, Psicóloga, Psicoterapeuta Junguiana e Professora do curso Jung & Corpo, e Cidinha Aguilar Clemente, Fonoaudióloga e especialista em Constelação Sistêmica Familiar.

A beleza deste filme está na sensibilidade do menino Miguel, que com grande coragem tenta se conectar com seu dom mais íntimo, a música. E em busca de seu dom, mergulha no inconsciente familiar, atravessando a ponte para o mundo espiritual, à procura de sua raiz musical e do elo perdido com seu tataravô.

Compelido a ir ao encontro da música, sai em busca de sua parte faltante. E vai muito além desta – vai ao encontro do resgate do Arquétipo Familiar, do amor pela família. O resgate do amor do tataravô uniu os familiares, possibilitando que os laços afetivos pudessem ser refeitos e fortalecidos.

O filme mostra, também, as forças psíquicas ancestrais presentes nos personagens: a força da mulher, que vem da mãe, da avó, bisavó e tataravó; e da força do homem, que vem do pai, do avô e bisavô – e do tataravô, no caso de Miguel. Assim, a temática da constelação familiar e dos laços intergeracionais permearam as explanações das convidadas.

A numerosa plateia presente participou ativamente das discussões e colocações dos convidados, com perguntas e comentários pertinentes e profundos, o que enriqueceu sobremaneira as discussões da noite.

Share on FacebookTweet about this on Twitter