quarta-feira, 19 de junho de 2019 - 12h05

Aconteceu no Sedes: Cine Sedes Jung e Corpo – “O menino e o Mundo”
19 jun 2019

Aconteceu no Sedes: Cine Sedes Jung e Corpo – “O menino e o Mundo”

Prosseguindo com a programação do Cine Sedes Jung e Corpo para 2019 – atividade extracurricular do Curso de Especialização Jung & Corpo: Formação em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal – foi exibido em 31/05 o filme brasileiro “O Menino e o Mundo”.

Foram convidadas para as análises e discussões do filme a psicóloga e psicoterapeuta junguiana Marcia Berman Neumann e a Dra. Danielle Herszenhorn Admoni, médica psiquiatra especialista em infância e juventude, estando presente também Alê Abreu, o criador e diretor do filme, que participou das discussões com o público. Falou sobre seu trabalho de pesquisa acerca dos povos da América Latina; sobre o processo de criação do filme, e sobre a construção do personagem e da história.

A narrativa do filme mostra a saga de um menino, que descobre um mundo novo e diferente do campo onde mora, em uma sociedade marcada pela pobreza, pela exploração dos trabalhadores e pela falta de perspectiva. É uma grande “jornada do herói”, que se revela nessa criança e prossegue através do adulto que o personagem se tornou ao longo do caminho.

Buscando continuamente seus recursos internos para poder seguir sua caminhada, o personagem vai lidando com suas angústias e suas memórias, a fim de conseguir voltar sempre ao lugar que lhe trazia amor e conforto. Desta forma, a temática da resiliência e da depressão na infância e juventude foi o enfoque maior discutido pelas convidadas durante a análise da história.

A numerosa plateia presente participou ativamente das discussões e colocações dos convidados, com perguntas e comentários pertinentes e profundos, o que enriqueceu sobremaneira as discussões da noite.


Fátima Aparecida G. L. Vares

Share on FacebookTweet about this on Twitter