quinta-feira, 07 de novembro de 2019 - 11h03

Aconteceu no Sedes – XX ENCONTRO JUNG & CORPO
07 nov 2019

Aconteceu no Sedes – XX ENCONTRO JUNG & CORPO

O curso de especialização Jung & Corpo, Formação em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal promoveu, no dia 05/10/2019, o XX Encontro Jung & Corpo, evento anual onde alunos, ex-alunos, professores e palestrantes convidados apresentam seus trabalhos e que ocorre simultaneamente ao lançamento da revista Jung & Corpo.

Este ano realizou-se o vigésimo encontro, evento significativo de uma história que iniciou-se na passagem do milênio, através de iniciativa das professoras Maria Helena Mandacarú Guerra e Neusa Sawaya, e que afirma-se com a qualidade crescente de suas apresentações, com ênfase na temática junguiana com abordagem corporal, tradição iniciada pelo saudoso professor Petho Sándor.

No encontro deste ano formaram-se duas mesas redondas, que foram coordenadas por Paulo Toledo Machado Filho, docente e coordenador do curso Jung & Corpo. A primeira mesa foi composta pelos psicólogos e ex-alunos de nosso curso Mariana Zancan Angerame Davidt e Eder Gonçalves Caetano Filho e por Laís Dias, que é arquiteta e pós-graduada em História da Arte e Psicologia Transpessoal, dedicando-se ainda há dez anos à produção artística e ilustração de livros e atualmente faz a formação em nosso curso. Mariana falou sobre um tema muito atual, “O impacto emocional da virtualização do corpo em indivíduos com interações remotas de trabalho”; em sua reflexão sobre este novo caminho que toma o trabalho, ela adverte que, concomitantemente às suas vantagens, é necessário que o trabalhador remoto organize muito bem o seu tempo e não exclua a atenção ao seu corpo e ao risco de tornar-se algoz de si próprio. Eder, por sua vez, apresentou a palestra “A imagem corporal de sacerdotes católicos na perspectiva junguiana corporal”, produto de sua ousada pesquisa realizada entre os sacerdotes, relatando-nos as particularidades observadas, as dificuldades que enfrentou para realizar esta pesquisa e as conclusões a que chegou. Laís Dias nos brindou com um sensível e emocionante vídeo sobre as oficinas de arte para crianças com paralisia cerebral, importante atividade que vem desenvolvendo nos últimos três anos, na AACD Lar Escola. “Arte e memória – um registro do ensino da arte para crianças com deficiência”, o tema de sua fala e do vídeo que produziu, registra também a influência do contato com nosso curso em sua atividade através da estimulação corporal sutil das crianças com paralisia cerebral, integrada ao trabalho que desenvolve com a arte.

Na segunda mesa redonda estiveram presentes a psicóloga e professora de nosso curso, Maria Helena Mandacarú Guerra, e o médico geriatra e nosso ex-aluno, Luís Alberto Saporetti. Maria Helena, que até o ano passado também foi organizadora deste encontro e editora da revista Jung & Corpo (conforme referido acima), prestou, através de sua fala (“Carlos Byington, Sedes e eu”), uma comovente homenagem a seu marido, Carlos Amadeu Botelho Byington, que nos deixou em fevereiro deste ano, indicando-nos que seu pensamento se manterá vivo e que prosseguirá o curso que ele ministrava, aqui no Instituto Sedes Sapientiae, a partir do próximo ano. Dr. Luís Alberto, que é membro da Especialização em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio Libanês e Instituto Paliar, discorreu sobre sua área de atuação e sobre a influência da especialização que fez conosco em suas atividades através da palestra “Estudo sobre símbolos e produções simbólicas da oficina de espiritualidade em cuidados paliativos”, título que também foi tema de sua monografia de conclusão de curso.

Ao final de cada mesa os palestrantes responderam e debateram as perguntas feitas pelo público presente, que lotou o anfiteatro do Instituto Sedes Sapientiae. O conteúdo das palestras, transformados em artigos, são publicados na revista Jung & Corpo, que é editada anualmente e lançada em evento paralelo a estes encontros. Este ano, juntamente com a publicação da revista 19, o leitor poderá acessar on-line todos os números anteriores, em link através do site do Instituto Sedes Sapientiae.

Share on FacebookTweet about this on Twitter