O CEPIS – Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiæ é um centro de formação e assessoria político-pedagógica, no campo da Educação Popular. Historicamente, tornou-se uma das formas de concretizar o compromisso humanista do Instituto Sedes Sapientiæ com as classes populares, no rumo de uma sociedade sem dominação.

O CEPIS nasceu e se define como assessoria junto a legítimos processos de luta e organização da classe oprimida e dos setores sociais que sofrem distintas formas de dominação ou opressão, que se dispõem a alterar, pela raiz, as estruturas da sociedade de exploração:

  • Assessoria, porque não pretende ser representação direta, nem competir com os movimentos, que são sua razão de existir;
  • Junto a, para significar a cumplicidade, que é mais que uma assessoria técnica e pontual;
  • Legítimos processos de luta, porque olha toda organização como uma ferramenta;
  • Da classe oprimida e dos setores sociais que sofrem distintas formas de dominação ou opressão, para deixar claro o sujeito e o rumo da luta.

Nessa missão de "parteira"  e de serviço, busca conhecer, acompanhar e participar da trajetória e qualificação de militantes dos movimentos populares, e facilitar a articulação de suas práticas.

Share on FacebookTweet about this on Twitter