terça-feira, 01 de outubro de 2019 - 14h08

Cine Sedes Jung e Corpo: Ex – Pajé – agosto 2019
01 out 2019

Cine Sedes Jung e Corpo: Ex – Pajé – agosto 2019

Iniciando a programação do segundo semestre de 2019, o Cine Sedes Jung e Corpo – atividade extracurricular do Curso de Especialização Jung & Corpo: Formação em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal – exibiu em 30/08 o filme “Ex – Pajé”. O documentário foi escrito e dirigido por Luiz Bolognesi (2017), tendo sido premiado no Festival de Berlim, em 2018, e no Festival É Tudo Verdade (Brasil), no mesmo ano.

Foram convidados para as análises e discussões do filme, Paulo Toledo Machado Filho, Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta Junguiano, Coordenador e Professor do Curso Jung e Corpo, e Cilô Lacava, Artista da Dança, Eutonista e Especialista em Cinesiologia. A convidada deu início ao evento apresentando uma performance artística, interagindo com a plateia presente desde as dependências externas ao teatro.

Observando-se uma sincronicidade com os acontecimentos do momento atual na Amazônia Brasileira, o filme fala sobre uma tribo indígena que tem contato com uma missão evangelizadora, comandada por um pastor intolerante e com uma visão fundamentalista. Dessa forma, o pajé dessa tribo acaba sendo demonizado de forma indireta, pois suas práticas religiosas eram consideradas demoníacas pelo ministro da missão.

Isolado pela tribo, retoma o respeito da mesma a partir do momento em que se veste como o branco evangelizador, nos momentos dos cultos, mas não ficando à vontade com aquela roupa que simbolizava seu afastamento da natureza, de seus valores e de sua crença. Sua singularidade não estava sendo respeitada nem pelo branco intolerante, e nem pelos companheiros temerosos. Com essas colocações, os temas da Alteridade e da Integração Psicofísica ficaram ressaltados nos debates da noite.


Fátima Aparecida Garcia Loureiro

Share on FacebookTweet about this on Twitter