terça-feira, 09 de abril de 2019 - 11h30

Cine Sedes Jung e Corpo – março 2019
09 abr. 2019

Cine Sedes Jung e Corpo – março 2019

O Cine Sedes Jung e Corpo, atividade extracurricular do Curso de Especialização Jung & Corpo: Formação em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal, iniciou sua programação mensal do presente ano letivo com a apresentação do filme Coraline, em 29/03/2019.

Foram convidadas a professora Ana Maria Galrão Rios e sua colega Patrícia Cypriano, também psicoterapeuta junguiana, para debateram o filme.

O auditório repleto assistiu com muita atenção, não só à projeção da película, mas principalmente à discussão teórica e aos comentários pertinentes ao enredo do filme e seus personagens.

Foram discutidos os conceitos de trauma e falta básica na criança (Donald Kalsched), e em como Coraline lida com esse trauma, criando um mundo imaginário e perfeito, que traz um alívio para a falta de ressonância dos pais. Permaneceu sempre consciente, entretanto, por mais que quisesse ter contato com seu mundo paralelo e fantasioso.

Os debates e as discussões enriquecedoras fizeram com que a plateia participasse ativamente, despertando o interesse de todos no aprofundamento do tema apresentado.


Fátima Aparecida G. L. Vares