Caros(as) Colegas, Pacientes, Equipe Gestora, Diretoria do Sedes, Amigos(as),

Comunicamos o término do nosso programa e, gostaríamos de compartilhar algumas reflexões desse ciclo de trabalho desenvolvido de 2009 até a data de hoje.

O PRESTO – Programa de Estudos e Tratamento do Obeso – teve como objetivo o estudo e o atendimento psicanalítico de pessoas com queixa de obesidade. Nos indagamos, desde o início, sobre o significado inconsciente desse desconforto, que se manifesta pelo aumento do tecido adiposo e como ele se articula com as múltiplas práticas de tratamento propostas pelos profissionais da saúde; sempre nos chamou a atenção o descompasso entre o sofrimento de nossos pacientes e os resultados efetivamente alcançados.

Em nossa trajetória, nos acompanharam médicos(as), psicólogas, psicanalistas, dedicando horas de trabalho para refletir quem era essa pessoa que procurava ajuda, que sofrimento era esse e qual seria a melhor forma de nos aproximarmos dela.

Atendemos ao longo desses anos muitos pacientes, preocupados   em buscar caminhos para suas reiteradas dificuldades. Estudamos vários autores, construímos novas possibilidades de compreensão, nos descolamos de nossas certezas, nos inventamos, nos perdemos novamente, praticamos modalidades clínicas inovadoras até percebermos que não cabia mais tratar uma pessoa “diagnosticada” como obesa.

A mente humana amplia as possibilidades que o corpo confina.

No trabalho cotidiano, construído ao longo desses dez anos entendemos que permanecer com um projeto onde cada pessoa é reconhecida na sua alteração da forma corporal é também reduzí-la na compreensão da vida psíquica. Para o tratamento psicanalítico não acreditamos mais em nosologias médicas, apesar de respeitá-las. Entendemos e caminhamos por outras aproximações. Hoje, observamos em nossa prática clínica, que nossos pacientes se sentem aliviados quando compreendidos por outros vértices.

Por tudo que pudemos nos desenvolver, nosso muito obrigada a todos(as) os parceiros(as) de caminhada e um até breve.

Clarissa Silbiger Ollitta fundadora e coordenadora do PRESTO
Cley Rocha de Farias
Luiz Aurélio Oliveira

São Paulo, 03 de abril de 2019