No contemporâneo, a subjetividade vive um intenso aquecimento de alguns de seus fluxos como, por exemplo, aqueles que regem a apresentação dos corpos. Se existir é uma questão, aparecer e variar o parecer configuram-se como respostas fortalecidas para constituir lugares de existência e delinear uma “sensação de si”.

Sua aparência apresenta você? Como você se relaciona com ela? Que corpo você tem? Que corpo apresenta? Quem é você diante do outro? A moda é lugar de composição ou de submissão? Para quem você se veste? A aparência facilita ou dificulta os vínculos? Estas são questões que perpassam as atividades do Projeto Cuide-se, espaço de atividades paralelas e não concorrentes com outras práticas terapêuticas.

PROPOSTA

O projeto visa exercitar, catalisar e agenciar práticas expressivas e desenvolvimento de potencial criativo e ativo sobre si mesmo, pautados por reflexões e ações ligadas ao corpo, à aparência e ao manejo da própria imagem.

Os diversos cuidados de si, bem como os componentes do vestuário, entre outras intervenções corporais, são pensados como interfaces produtivas para articular e mediar as relações entre as subjetividades individuais e o mundo. Algumas variáveis articuladas com a aparência funcionam como vetores de interação entre os modos de se ver e as maneiras de perceber o olhar do outro; entre instâncias individuais e dimensões coletivas; e entre as possibilidades de uso da própria imagem como potência de subjetivação e não como lugar de sofrimento e submissão.

MODALIDADE DE ATENDIMENTO

Módulos de oito encontros (uma vez por semana), oferecidos uma vez a cada semestre (Abril/Maio e Setembro/Outubro) – 5as-feiras, das 18h00 às 20h00.

Atendimento em grupos de no mínimo quatro e no máximo oito participantes.

QUEM PODE SER ATENDIDO

Usuários da Clínica do Sedes – adultos e adolescentes, a partir de 14 anos, que desejem participar ou encaminhados pelos terapeutas

QUANTO CUSTA

O grupo é oferecido gratuitamente.

MAIS INFORMAÇÕES

Os interessados deverão entrar em contato com a secretaria da Clínica por meio dos telefones (11) 38662735 ou (11) 38662736, ou dirigir-se à Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, situada na R. Ministro Godoy 1484, Perdizes, São Paulo, de 2ª a 6ª feira das 08h00 às 20h00.

Importante especificar que deseja se inscrever para o Projeto Cuide-se

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Clínica do Sedes, nos meses que antecedem o início dos módulos (Fevereiro e Agosto). Prevalece a ordem de chegada e inscrição. Se houver mais interessados do que o número de vagas é criada uma lista de espera para o próximo módulo.

EQUIPE DO PROJETO

Coordenação: Cristiane Mesquita e Deborah de Paula Souza.