As migrações ocorrem desde os primórdios da vida do ser humano. Atualmente, o mundo globalizado provoca mobilidade e deslocamentos constantes: por questões econômicas, políticas ou sociais; perseguições religiosas, étnico-raciais e sexuais; por catástrofes naturais etc. Surgem assim vários perfis humanos que não se podem reduzir apenas a categoria de nacionais ou estrangeiros, tais como: imigrantes, migrantes internos, refugiados, exilados, “sem papéis”, profissionais ou estudantes estrangeiros temporários, brasileiros retornados, expatriados etc. Arranjar emprego e moradia, fazer novos amigos, falar a língua, compreender códigos sociais e culturais diferentes são alguns dos desafios que precisará enfrentar. Portanto, o deslocamento do lugar de origem provoca efeitos subjetivos que o migrante precisará elaborar.

PROPOSTA

Oferecer atendimento psicanalítico a todos aqueles que precisem falar e ser escutados na tentativa de elaborar os efeitos da imigração: deslocamentos, diferenças culturais e étnicas, nova língua e referências sociais, constituição de novos laços familiares e sociais, preconceito, discriminação e violência, dificuldades de inserção social e para arranjar emprego etc.

MODALIDADE DE ATENDIMENTO

Atendimento preferencialmente grupal; atendimento individual; atendimento a famílias estrangeiras e a casais estrangeiros.

QUEM PODE SER ATENDIDO

Adultos, famílias e casais estrangeiros, refugiados, exilados, expatriados, estudantes ou profissionais estrangeiros temporários, “sem papéis”, migrantes internos e brasileiros retornados.

QUANTO CUSTA

Os honorários são destinados ao Instituto, com um custo menor do que o praticado na rede privada. O valor será estipulado com o próprio terapeuta, de acordo com as possibilidades do usuário e dentro das propostas oferecidas pelo Instituto.

MAIS INFORMAÇÕES

Os interessados deverão entrar em contato com a secretaria da Clínica por meio dos telefones + 55(11) 38662735 ou 55(11) 38662736, ou dirigir-se à Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, situada na R. Ministro Godoy 1484, Perdizes, São Paulo, de 2ª a 6ª feira das 08h00 às 20h00, ou enviar mensagem para o e-mail equipe@projetopontesedes.com.br

Importante especificar que deseja se inscrever para o Projeto Ponte

As inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas.

Facebook: www.facebook/projetopontesedes e www.projetopontesedes.com.br


EQUIPE DO PROJETO

Amanda Egawa
Adriana Dias
Caroline Yu
Claudia Sagula
Giseli Domingues Gonçalves
Joyce Aguiar Pimentel Cristofani
Leticia Pujol
Liliana Emparan
Lisette Weissmann
Priscila Caitano de Santana
Simone Gonçalves
Vania Prata