As migrações ocorrem desde os primórdios da vida do ser humano. Atualmente, o mundo globalizado provoca mobilidade e deslocamentos constantes: por questões econômicas, políticas ou sociais; perseguições religiosas, étnico-raciais e sexuais; por catástrofes naturais etc. Surgem assim vários perfis humanos que não se podem reduzir apenas a categoria de nacionais ou estrangeiros, tais como: imigrantes, migrantes internos, refugiados, exilados, “sem papéis”, profissionais ou estudantes estrangeiros temporários, brasileiros retornados, expatriados etc. Arranjar emprego e moradia, fazer novos amigos, falar a língua, compreender códigos sociais e culturais diferentes são alguns dos desafios que precisará enfrentar. Portanto, o deslocamento do lugar de origem provoca efeitos subjetivos que o migrante precisará elaborar.

PROPOSTA

Oferecer atendimento psicanalítico a todos aqueles que precisem falar e ser escutados na tentativa de elaborar os efeitos da imigração: deslocamentos, diferenças culturais e étnicas, nova língua e referências sociais, constituição de novos laços familiares e sociais, preconceito, discriminação e violência, dificuldades de inserção social e para arranjar emprego etc.

MODALIDADE DE ATENDIMENTO

Atendimento preferencialmente grupal; atendimento individual; atendimento a famílias estrangeiras e a casais estrangeiros.

QUEM PODE SER ATENDIDO

Adultos, famílias e casais estrangeiros, refugiados, exilados, expatriados, estudantes ou profissionais estrangeiros temporários, “sem papéis”, migrantes internos e brasileiros retornados.

QUANTO CUSTA

Os honorários são destinados ao Instituto, com um custo menor do que o praticado na rede privada. O valor será estipulado com o próprio terapeuta, de acordo com as possibilidades do usuário e dentro das propostas oferecidas pelo Instituto.

MAIS INFORMAÇÕES

Os interessados deverão entrar em contato com a secretaria da Clínica por meio dos telefones + 55(11) 38662735 ou 55(11) 38662736, ou dirigir-se à Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, situada na R. Ministro Godoy 1484, Perdizes, São Paulo, de 2ª a 6ª feira das 08h00 às 20h00, ou enviar mensagem para o e-mail equipe@projetopontesedes.com.br

Importante especificar que deseja se inscrever para o Projeto Ponte

As inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas.

Facebook: www.facebook/projetopontesedes e www.projetopontesedes.com.br


EQUIPE DO PROJETO

Amanda Egawa
Adriana Dias
Bruno Monte Rey
Caroline Yu
Claudia Sagula
Liliana Emparan
Lisette Weissmann
Vania Prata
Verónica Cortés