Código: 4346
Objetivo

Propiciar conhecimento e reflexão sobre as diversas formas de se trabalhar com a palavra;
contos de fadas, contos sufis, contos orientais e contos contemporâneos.
Enfocar o ato de contar histórias como uma das possibilidades de se romper o confinamento cultural e facilitar a imaginação criadora.
Propiciar vivência de processos de criação e expressão de quem conta e de quem ouve, facilitando a descoberta do contador de histórias que reside em cada um de nós.
Enfocar o ritual de contar histórias como um rico instrumento de transformação e cura.
Informar sobre o contar histórias para bebês, crianças, adultos e convalescentes. O efeito das histórias na vida de quem as ouve.
Enfatizar a cultura de ensinamentos e sabedoria do passado que nos vale aprendizagens e domínio das nossas relações, no presente.
Oferecer um instrumento capaz de desenvolver e formar pessoas com desejo de compartilhar a vida pautada em valores éticos, sociais, morais e espirituais.

Corpo Docente

N. Alessandra M. R. Velloso Giordano (Estudou Psicologia, filosofia, pedagogia. É especialista em contos de fadas, Psicodrama e Arteterapia. Mestre em Ciências das Religiões e Doutora em Psicologia. Traz em sua bagagem contos antigos, lida com artefatos sagrados, meditações e silêncio. Adepta das medicinas da terra, carrega consigo, contos, histórias, mistérios, memórias e saberes de um tempo onde a palavra era sagrada e tinha o poder de curar).

Conteúdo Programático
  • Panorama histórico: origens e evolução da literatura infanto-juvenil.
  • A importância de contar e ouvir histórias em todas as idades; contando histórias para bebês, crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.
  • O trabalho de capacitação de um contador de histórias. Ética dos narradores.
  • Contos de Fadas- Contos Sufis- Contos Orientais -Contos Tibetanos. Histórias que transformam.
  • Os vários contextos de utilização: terapêutico – meditação – metáforas de ensinamento superior – educativo – entretenimento – hospitais – asilos e para meninos com vivência de rua.
  • A escolha das histórias – por que essa história? – Segredos e Técnicas do contar histórias;
  • Como contar histórias? A narrativa oral (a palavra), Histórias desenhadas, Histórias com panos e lenços; Histórias com dobraduras e Histórias lidas (c/ livros).

ESTRATÉGIAS: Narrativa Oral. Criação e Reflexões a partir dos contos utilizando as diversas linguagens da arte: momentos mágicos do contar, cenário, narrador/personagem, sensibilização na ciranda de roda, trabalho com artes como facilitador auxiliar para a memória narrativa.

Destinado a

Todos os interessados que se ocupam do cuidado com a palavra e aqueles que gostariam de capacitar-se como contador de histórias.

Duração/Horário

Duração:

17/08/2017 a 09/11/2017.

Horário

quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.

Share on FacebookTweet about this on Twitter