Código: 8559
Objetivo

Discutir as questões de fala e linguagem nas crianças a partir da clínica interdisciplinar. Apresentar diferentes perspectivas sobre a linguagem: psicanálise, foniatria, neurologia e fonoaudiologia. Refletir sobre os impactos dos diagnósticos na infância a partir da discussão de casos atendidos na abordagem interdisciplinar.

Corpo Docente

Adela Stoppel de Gueller, Ana Clélia de Oliveira Rocha, Julieta Jerusalinsky, Lia Rudge, Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Mariana Lopes Fávero e Vera Helena Cury.

Conteúdo Programático
  • Do infans à criança: a linguagem na psicanálise e na fonoaudiologia.
  • A linguagem: perspectiva neurológica.
  • A linguagem: perspectiva foniátrica.
  • Do balbucio à fala articulada: lalangue e linguagem compartilhada.
  • O brincar: laboratório da metáfora.
  • O silêncio e o tempo: impactos do diagnóstico na infância.
  • Silêncios / A criança sem fala.
  • Afasia e Apraxia.
  • Ritmo e fala: gagueira e taquefemia.
  • A desarticulação na/da fala.
  • Muitas línguas para uma criança
  • A linguagem nos gêmeos.
  • Da fala a escrita: Disgrafia e Dislexia.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra, neurologista, psicanalistas e discussões de casos clínicos.

Destinado a

Psicanalistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros e trabalhadores da área de saúde mental infantil.

Duração/Horário

Duração:

23/08/2019 a 22/11/2019.

Horário

sextas-feiras, das 15h00 às 17h00.

Informações para inscrições

Carga horária: 26 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 22 de agosto de 2019, às 12h00.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 936,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Inscrições encerradas.



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