Código: 8432
Objetivo

Expor e situar perspectivas e conceitos filosóficos integrados pelo pensamento psicanalítico, a partir de Freud, com referências a filósofos e a obras que não foram estudados no curso anterior. A proposta é abordar os temas de maneira que contemple tanto quem já fez o curso I, quanto os que iniciam sua participação neste.
Dialogar com os participantes a respeito de modos pelos quais concepções filosóficas apresentadas são abrangidas pelas construções da escrita psicanalítica e de funções que nelas desempenham.

Corpo Docente

Camila Salles Gonçalves
(bacharel, mestre e doutora em Filosofia pela FFLCUSP, psicóloga pela PUCSP, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, autora de obras publicadas sobre Filosofia e Psicanálise).

Conteúdo Programático
  • A Lógica de Aristóteles e o trabalho do sonho segundo Freud – Por que e de que modo a questão das operações lógicas faz parte de “Interpretação dos Sonhos”, texto fundador da Psicanálise?
  • Nietzsche, a vontade de verdade, a transvaloração de todos os valores e a contestação de filosofias. Ressonâncias em Freud e Foucault.
  • Sartre e a Psicanálise – Crítica, redução e reconsideração. Ressonâncias em textos de Renato Mezan e Fabio Herrmann ( Teoria dos Campos).
  • Kant e a coisa em si, nas obras de Lacan e Bion.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, com resumos em Power point, leitura e discussão de alguns parágrafos (ad hoc), interlocução.

Destinado a

Psicólogos, psicanalistas, professores e estudantes universitários.

Duração/Horário

Duração:

29/03, 26/04, 24/05 e 14/06/2019.

Horário

sextas-feiras, das 10h00 às 12h00.