Código: 6019
Objetivo
Oferecido desde 2007, esse curso  apresenta  novos aportes teóricos e clínicos para abordar a obesidade na clinica psicanalítica. Parte das inquietações dos alunos em seu trabalho cotidiano para  estudar a relação do corpo com a mente, as determinações inconscientes da obesidade e a importância da mente do terapeuta na condução dos tratamentos. Através dos temas trazidos em classe, da leitura da bibliografia, o curso tem como foco que cada aluno reflita sobre seu trabalho, suas dificuldades, permitindo  novas elaborações para a sua prática terapêutica  buscando evitar ações repetitivas e estereotipadas. Trabalharemos com três autores: Freud, Bion, Chiozza.
Corpo Docente

Clarissa Silbiger Ollitta (psicóloga, psicanalista,  Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, coordenadora do PRESTO - Programa de Estudos e Tratamento do Obeso da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae); coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento “Por que adoecemos? A história que se oculta no corpo” no Instituto Sedes) e professores convidados.

Conteúdo Programático
  • Diferença entre o por quê e o para quê adoecemos?
  • Pluralidade das demandas.
  • Pressão por resultados.
  • A resposta inconsciente a dietas.
  • Controvérsias no tratamento da Obesidade.
  • Novas possibilidades de trabalho clinico.

ESTRATÉGIAS: – Leituras e discussão de textos. – Discussão clinica. – Filmes.

Destinado a
Profissionais que exerçam atendimento clinico.
Interessados com formação em outras categorias profissionais deverão marcar entrevista prévia com a coordenadora do curso.
Duração/Horário

Duração:

21/08/2018 a 27/11/2018.

Horário

terças-feiras, das 18h30 às 20h30.

Share on FacebookTweet about this on Twitter