Código: 152
Objetivo

Estudar a adolescência e suas repercussões no indivíduo e na sociedade, com ênfase específica no estudo do desenvolvimento normal e patológico, a partir da infância, com base nas teorias psicanalíticas. Compreender a realidade psíquica do jovem, os processos identificatórios e a consequente formação da subjetividade em interação com o mundo que o cerca, desde as relações familiares primárias  até o contexto social mais amplo com suas funções de confronto e acolhimento. Compreender os conflitos emocionais que podem conduzir tanto ao desenvolvimento pleno quanto ao adoecimento. Estudar a teoria da técnica psicanalítica para instrumentar o profissional no diagnóstico e na intervenção das situações críticas que ocorrem durante o processo adolescente.

Corpo Docente

Eliana Bastos Neves, Mafalda J. Pepe, Ruth Langer Terni, Tania Mara Zalcberg - coordenadora, Flavio Del Matto Faria professor convidado e outros.

Conteúdo Programático
  • Desenvolvimento emocional da infância e da adolescência.
  • Psicopatologia: estudo dos quadros atuais (tendência antissocial, delinquência, gravidez na adolescência, suicídio, patologias do vazio, depressão).
  • O adolescente e sua inserção familiar e social.
  • Teoria da técnica de psicoterapia psicanalítica.
  • Seminários teórico – clínicos de diagnóstico e de psicoterapia.
Destinado a

Psicólogos, médicos, assistentes sociais, pedagogos, não sendo exigida experiência clínica anterior.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária: 105 horas. (2º ano opcional - o 2º ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer)

Horário

terças-feiras das 08h00 às 11h00.

Share on FacebookTweet about this on Twitter