Código: 8565
Objetivo

Tendo como perspectiva o legado da artista brasileira Lygia Clark, que na última fase de seu trabalho desenvolveu uma perspectiva clínica a partir de sua poética, o curso pretende explorar os conceitos chave na obra da artista, associando - os ao trabalho de outros artistas (Augusto Boal, Peter Brook, Celeida Tostes, Lina Bo Bardi), filósofos (Henri Bergson, Michel Foucalt, Gilles Deleuze) e psicoterapeutas (Alexander Lowen, Gerda Boysen, David Boadella e Anne Ancelin Schützenberger).

Corpo Docente

Maíra Gerstner (Artista, educadora e psicomotricista. É graduada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora na Escola de Belas Artes da UFRJ. É formada em Psicomotricidade pelo Instituto Anthropos, no Rio de Janeiro. Estudou a obra de Lygia Clark com Gina Ferreira (RJ), Lula Wanderley (RJ) e Santiago García Navarro (ARG). Tem se dedicado, nos últimos anos, à aproximação de processos artísticos ao contorno terapêutico, através de workshops e atendimentos individuais e em grupo, sempre partindo da experiência do corpo. Mais informações em www.fiosdoser.com.br. Atualmente é professora do curso de Artes Cênicas da Unesp).
Paulo Toledo Machado Filho (médico psiquiatra, psicoterapeuta junguiano especializado em técnicas de abordagem corporal, sociólogo e mestre em Antropologia Social pela USP, professor e coordenador do curso Jung & Corpo, Especialização em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal, do Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo).

Conteúdo Programático

Criação de cartografias pessoais a partir da exploração das paisagens afetivas do corpo:

  • Experimentação das propostas de grupo elaboradas por Lygia Clark nos anos 70 em Paris (A viagem, Baba antropofágica, A rede e O túnel).
  • Exploração dos objetos relacionais criados por Lygia Clark na última fase de sua obra, a Estruturação do Self.
  • Vestígios de uma obra: Lygia Clark em diálogo com Augusto Boal, Peter Brook, Celeida Tostes e Lina Bo Bardi.
  • Vestígios de um pensamento: Lygia Clark em diálogo com Henri Bergson, Michel Foucalt, Gilles Deleuze.
  • Vestígios de uma prática: Lygia Clark em diálogo com psicoterapias corporais (Alexander Lowen, Gerda Boysen, David Boadella) e terapias sistêmicas (Anne Ancelin Schützenberger).

ESTRATÉGIAS: Aulas teórico – vivenciais, buscando aproximar as discussões conceituais à experiência sensível do corpo de cada um. Dinâmicas de grupo, leituras de texto, apresentação de projeto pessoal a ser elaborado por cada participante.

Destinado a

Profissionais e estudantes ligados às linguagens artísticas e corporais, psicólogos, pedagogos, terapeutas, arte-terapeutas, educadores, sociólogos, filósofos e demais interessados.

Duração/Horário

Duração:

21/08/2019 e 23/10/2019.

Horário

quartas-feiras, das 19h00 às 21h00.

Informações para inscrições

Carga horária: 20 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 20 de agosto de 2019.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 720,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter