Código: 8069
Objetivo

Habilitar os alunos a utilizar as consultas com pais como importante instrumento favorecedor ao bom resultado no tratamento de crianças e adolescentes.
Estudar as questões técnicas implicadas nessas consultas, suas múltiplas transferências e o manejo do setting analítico.
Refletir sobre as diversas funções do analista nas consultas com pais.

Corpo Docente

Mafalda Janasievicz Pepe (psicóloga; professora do curso de aperfeiçoamento “Abordagem Psicanalítica da Adolescência: temas atuais”; psicanalista pelo ISS; membro do Departamento Formação em Psicanálise do ISS).
Claudia Vannozzi Brito (psicóloga, psicanalista pelo ISS; membro do Departamento Formação em Psicanálise do ISS; mestre em psicologia clínica pela PUCSP).

Conteúdo Programático
  • Histórico da psicanálise de crianças: Freud, Klein, Maud Mannoni, Dolto e Winnicott e a introdução dos pais no tratamento de crianças e adolescentes: suas considerações.
  • A importância do ambiente como facilitador do desenvolvimento, a mãe suficientemente boa, a função paterna.
  • As questões técnicas: o manejo do setting e as múltiplas transferências (conceito de transferência, contratransferência, setting e sigilo).
  • As funções do analista nas consultas com pais: os casos relatados por Winnicott (Robin, Milton e Piggle).

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, seminários teóricos e discussão de casos clínicos.

Destinado a

Psicólogos, estudantes do quinto ano de psicologia, assistentes sociais, pedagogos e médicos.

Duração/Horário

Duração:

22/08/2017 a 28/11/2017.

Horário

terças-feiras, das 11h00 às 13h00.

Share on FacebookTweet about this on Twitter