Código: 6834
Objetivo

Introduzir o aluno à clínica do autismo e psicoses na infância.
Fornecer um panorama sobre o atendimento de crianças autistas e psicóticas, contribuindo com a formação de profissionais que venham a atuar em saúde mental, na saúde pública ou em consultórios.
Fomentar discussões, com base na teoria psicanalítica, sobre o diagnóstico, projeto terapêutico e intervenção, tanto na esfera clínica como nas interfaces institucionais, por exemplo, a educação e o judiciário.
Refletir sobre a importância em se realizar uma intervenção na primeira infância como principal ferramenta de impacto no tratamento destas patologias, promovendo a expansão desta prática.

Corpo Docente

Mira Wajntal - coordenadora (Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Trabalha na Rede Pública de Saúde mental, participou da equipe fundadora do Hospital-Dia Infantil da Mooca e do CAPS Infantil da Mooca. Atua como psicologa clínica de adultos, crianças; bebês, famílias e como supervisora clínica e institucional).
Márcia Ramos (Psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae; Atua como Supervisora clínica-institucional em CAPS e CAPSij. Atuou na rede publica de saúde mental por 30 anos. Foi interlocutora em Saúde Mental de 10/2013 a 2016. Coordenou o CAPSi Mooca de 2001 a 2008. Tem consultório particular desde 1984).
Professores convidados: Paulina Schmidtbauer Rocha (Psicanalista. Membro Fundadora do Círculo Psicanalítico de Pernambuco e do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem-CPPL. Recife PE. Coordenadora Regional do Grupo Nacional de Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil - IRDE do Ministério de Saúde).
Cristiana LyKoropoulus (Fonoaudióloga. Especialista em Saúde Coletiva. Mestre em Educação pela PUC/SP. Docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade de Sorocaba. Coordenadora e supervisora clínica - institucional de Caps Infantojuvenis).

Conteúdo Programático
  • Panorama das políticas públicas de saúde mental.
  • Funcionamento de CAPSij.
  • Introdução de alguns conceitos de psicanálise: Inconsciente, transferência e pulsão e sua relação com a compreensão psicopatológica das psicoses e autismos na infância.
  • Noções de intervenção precoce.
  • Interface com Instituições de tratamento, educação e acolhimento social.

ESTRATÉGIAS: – As aulas serão compostas por exposições teóricas e discussões sobre a prática dos alunos. Os professores também trarão suas experiências institucionais e clínicas. – Aulas expositivas. – Discussão das leituras indicadas.

Destinado a

Profissionais de saúde e estudantes universitários interessados na clínica dos autismos e psicoses na infância, quer a prática seja na escola, em consultório ou na rede de saúde pública.

Duração/Horário

Duração:

24/08/2018 a 07/12/2018.

Horário

sextas-feiras, das 16h30 às 19h30.

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