Código: 8418
Objetivo

A partir de uma visão interdisciplinar, introduzir profissionais de diferentes disciplinas na clínica da Primeira Infância (0-3 anos), na realização de intervenções transdisciplinares com bebês, seus familiares e/ou cuidadores no contexto social/institucional, numa abordagem psicodinâmica e do desenvolvimento, tanto na clínica privada como na pública.
O caráter interdisciplinar buscará criar e/ou aprimorar a capacidade de escuta entre especialistas que, no seu cotidiano, tem poucas possibilidades de redimensionar sua prática, em função da complexidade dos saberes envolvidos nesta faixa etária.
O programa pretende abordar conceitos teórico-clínicos que estão em sintonia com os avanços das diferentes disciplinas, entrelaçando o corpo e o psíquico.
Também, a estruturação do universo somático em conexão com a organização da rede neuronal em sintonia com a constituição psíquica na relação com o outro.
Ao longo do curso, manteremos como eixo organizador conceitual a estruturação psíquica básica e, como esta incide nas funções instrumentais.

Corpo Docente

Vera Blondina Zimmermann - coordenadora, Denise Maria Cardoso Cardellini, Mira Wajntal e Paulina Schmidtbauer Rocha, Wagner Ranña.

Professores convidados: Ana Maria Hernandes, Florencia Fuks, Péssia Grywac Meyerhof.

Conteúdo Programático

Entrelaçamento dos conceitos na Clínica da Primeira Infância- Interdisciplinar e transdisciplinar; genética, epigenética e neuroplasticidade; alimentação, nutrição; intervenção precoce; crescimento e desenvolvimento; constituição psíquica, narcisismo, pulsão e seus destinos, representação psíquica e corpo; comunicação, linguagem e inconsciente; desenvolvimento neurofuncional; imagem corporal e esquema corporal.
Desenvolvimento, crescimento e constituição psíquica- desenvolvimento pré-natal, nascimento, pós-natal, 0-3 anos; aspectos orgânicos, amadurecimento sensorial e interações com seu entorno; constituição psíquica; linguagem, motricidade, cognição; sinais de sofrimento psíquico, manifestações psicossomáticas.
Família, grupos, instituições e suas dinâmicas – experiência do bebê no seu grupo familiar e na construção da sua futura pertinência grupal; constituição da rede familiar e o processo de subjetivação; ritmos de vida e constituição de tempo e espaço no psiquismo de bebê; grupo familiar e suas diferentes dinâmicas em torno do bebê; grupos e descorporalização da comunicação.
Discussões da Clínica – apresentação de casos e/ou vinhetas acompanhando os conceitos teóricos-clínicos que vão sendo apresentados nos diferentes momentos do curso.
Experiência de construção do pensamento e da ação transdisciplinar com a visão do sujeito em ação transdisciplinar e os efeitos disto no caso clínico.
Supervisão interdisciplinar- discussão em equipe interdisciplinar dos casos atendidos pelos alunos durante o curso – modalidades de intervenções.

ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas, atendimento clínico, supervisões, discussões clínicas.

Destinado a

Profissionais de todas disciplinas que se ocupam do atendimento ao bebê e sua família, os diversos dispositivos de cuidados.

Duração/Horário

Duração:

um ano e meio. Carga horária: 160 horas.

Horário

terças-feiras, das 19h00 às 22h00.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 20 (vinte).

Inscrição até: 07 de fevereiro de 2019.

Processo seletivo: O candidato se submeterá a uma entrevista individual, devendo levar uma cópia do curriculum e carta de intenções. No ato da inscrição a Secretaria fornecerá o telefone de um docente para o candidato agendar a entrevista de imediato.

- Publicação dos resultados: 14 de fevereiro de 2019, às 14h00.

Início do ano letivo: 12 de março de 2019.

Anuidade de 2019: matrícula - R$ 408,00 mais 10 parcelas de R$ 408,00.

Inscrição: 110,00 (cento e dez reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter