Código: 127
Objetivo

Desde 1997, nosso curso  tem uma tradição  junto a psicólogos, médicos, educadores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, jornalistas e outros profissionais que entendem que a psicanálise pode ser de grande ajuda para uma melhor compreensão dos fenômenos psíquicos. Este curso veio, assim, preencher uma lacuna existente no campo da transmissão da psicanálise, um longo e continuado caminho, já que oferece uma opção a quem se inicia na formação, e deseja abordar seriamente o estudo dos fundamentos da teoria freudiana. Nossa proposta de ensino toma dois eixos fundamentais como vias privilegiadas de entrada aos conceitos da psicanálise: o conflito, resultante das diferentes forças intrapsíquicas, e o sintoma, destacado como formação do inconsciente. No primeiro ano, abordamos as ferramentas necessárias para criar o alicerce da teoria: inconsciente, pulsão, sexualidade e recalcamento. No segundo ano - optativo -, oferecemos uma ampliação e um aprofundamento do estudo da sexualidade infantil e do Complexo de Édipo. Trabalhamos em pequenos grupos, o que nos permite um estudo mais apurado dos textos de Freud, que são o eixo de nosso percurso teórico. Médicos e psicólogos terão oportunidade de fazer atividade prática na Clinica do Instituto Sedes Sapientiae, a partir de uma seleção prévia, entrando assim no corpo a corpo com a prática. Para a atividade prática na Clinica haverá uma supervisão cujo pagamento será adicional.

Corpo Docente
COORDENAÇÃO: Ana Maria Sigal e Lucia Barbero Fuks.
CORPO DOCENTE: Alessandra Sapoznik, Ana Maria Sigal, Christiana Cunha Freire, Cristina R. Barczinski, Daniela Danesi, Eliane Berger, Iso Ghertman, Lucía Barbero Fuks, Cristina Maria Herrera, Maria Marta Azzolini, Rodrigo G. Blum, Silvia Nogueira de Carvalho, Noemi Moritz Kon e Soraia Bento.
Conteúdo Programático

Psicanálise: uma teoria, um método, uma prática: – Conflito psíquico. – Sintoma no modelo médico e na Psicanálise. Uma aproximação metapsicológica: – Sintoma como formação do inconsciente. – Condensação, deslocamento, simbolização. – Sentido dos sintomas. Sintoma e Sexualidade Infantil: – Desenvolvimento libidinal e organizações sexuais. – Complexo de Édipo. – Recalque, regressão e fixação. Noção de Trauma, Sedução, Fantasia ou Realidade?: – História e singularidade. História do paciente e sua doença. – Séries complementares. A Prática Clínica: – O que se escuta na clínica. – Transferência; – A escuta e a análise pessoal.

Destinado a

Profissionais com formação universitária, que se interessem pela teoria psicanalítica como instrumento para abordar a subjetividade. Não é necessária experiência clínica prévia.

Duração/Horário

Duração:

um ano, tendo um segundo ano opcional para os alunos que tenham cursado o primeiro ano e desejem dar continuidade ao estudo. Carga horária do curso: 68 horas. O segundo ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer.

Horário

quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Informações para inscrições

Nº vagas: 70 (setenta).

Inscrição até: 06 de março de 2018.

Processo seletivo: O candidato se submeterá a uma entrevista individual, devendo levar uma cópia do curriculum vitae. No ato da inscrição a Secretaria fornecerá o telefone de um docente para o candidato agendar a entrevista de imediato.

- Publicação dos resultados da seleção: 16 de março de 2018, às 14h00.

Início do ano letivo: 22 de março de 2018.

Anuidade de 2018: matrícula - R$ 485,00 mais 09 parcelas de R$ 485,00.

Inscrição: 100,00 (cem reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter