Código: 127
Objetivo

Desde 1997, nosso curso  tem uma tradição  junto a psicólogos, médicos, educadores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, jornalistas e outros profissionais que entendem que a psicanálise pode ser de grande ajuda para uma melhor compreensão dos fenômenos psíquicos. Este curso veio, assim, preencher uma lacuna existente no campo da transmissão da psicanálise, um longo e continuado caminho, já que oferece uma opção a quem se inicia na formação, e deseja abordar seriamente o estudo dos fundamentos da teoria freudiana. Nossa proposta de ensino toma dois eixos fundamentais como vias privilegiadas de entrada aos conceitos da psicanálise: o conflito, resultante das diferentes forças intrapsíquicas, e o sintoma, destacado como formação do inconsciente. No primeiro ano, abordamos as ferramentas necessárias para criar o alicerce da teoria: inconsciente, pulsão, sexualidade e recalcamento. No segundo ano - optativo -, oferecemos uma ampliação e um aprofundamento do estudo da sexualidade infantil e do Complexo de Édipo. Trabalhamos em pequenos grupos, o que nos permite um estudo mais apurado dos textos de Freud, que são o eixo de nosso percurso teórico. Médicos e psicólogos terão oportunidade de fazer atividade prática na Clinica do Instituto Sedes Sapientiae, a partir de uma seleção prévia, entrando assim no corpo a corpo com a prática. Para a atividade prática na Clinica haverá uma supervisão cujo pagamento será adicional.

Corpo Docente
COORDENAÇÃO: Ana Maria Sigal e Lucia Barbero Fuks.
CORPO DOCENTE: Alessandra Sapoznik, Ana Maria Sigal, Christiana Cunha Freire, Daniela Danesi, Eliane Berger, Iso Ghertman, Lucía Barbero Fuks, Maria Marta Azzolini, Natália Gola, Silvia Nogueira de Carvalho, Noemi Moritz Kon e Soraia Bento.
Conteúdo Programático

Psicanálise: uma teoria, um método, uma prática: – Conflito psíquico. – Sintoma no modelo médico e na Psicanálise. Uma aproximação metapsicológica: – Sintoma como formação do inconsciente. – Condensação, deslocamento, simbolização. – Sentido dos sintomas. Sintoma e Sexualidade Infantil: – Desenvolvimento libidinal e organizações sexuais. – Complexo de Édipo. – Recalque, regressão e fixação. Noção de Trauma, Sedução, Fantasia ou Realidade?: – História e singularidade. História do paciente e sua doença. – Séries complementares. A Prática Clínica: – O que se escuta na clínica. – Transferência; – A escuta e a análise pessoal.

Destinado a

Profissionais com formação universitária, que se interessem pela teoria psicanalítica como instrumento para abordar a subjetividade. Não é necessária experiência clínica prévia.

Duração/Horário

Duração:

um ano, tendo um segundo ano opcional para os alunos que tenham cursado o primeiro ano e desejem dar continuidade ao estudo. Carga horária do curso: 68 horas. O segundo ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer.

Horário

quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Share on FacebookTweet about this on Twitter