Código: 7995
Objetivo

“A dor física nos põe em oposição com nosso corpo,
que se mostra inteiramente estranho ao que está em nós”
Paul Valéry

Objetivo geral: apresentar abordagens fundamentadas nos processos de conscientização da sensibilidade profunda e do apoio à vida espiritual como fator terapêutico no atendimento do paciente com dor.
Objetivos Específicos: expor fundamentos contemporâneos de neurofisiologia da dor para, em seguida, discorrer sobre a contribuição de métodos de análise e educação dos sentidos somáticos, da psique e da alma como recursos no tratamento do paciente com dor.

Corpo Docente

Marilena Dreyfuss Armando - coordenadora (Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos Junguianos pela PUC-SP, especialista em Psicologia Clínica pelo CFP, especialista em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapiente, docente no curso Jung e Corpo do Instituto Sedes Sapiente).
Ana Maria Galrão Rios (Psicóloga clínica, doutora e mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP, especialista em Desenvolvimento da Personalidade e Trabalho Corporal aplicado à Psicoterapia, docente na Unip de São Paulo).
Leda Maria Perillo Seixas (Psicoterapeuta, Mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP, Editora da Revista Hermes, Docente do curso de Psicologia da PUCSP, do Instituto Sedes Sapientiae e da UNIP).
Luiz Henrique Curti Dourado (Médico Neurologista. Especialista em Dor. Responsável pelo ambulatório de Neuralgia Pós-herpética do Grupo de Dor do IC-HCFMUSP).
Márcia Martins de Oliveira (Psicoterapeuta e educadora somática. Especialização em Psicodrama e Cinesiologia Psicológica - Instituto Sedes Sapientiae e Pós-graduação em Psicologia Analítica - UNISÃOPAULO. Feldenkrais practitioner e continuity trainer - International Feldenkrais Federation. Atuou na formação de Feldenkrais practitioners no Japão, México, Argentina, Áustria de 1992 a 2013. Coordena o curso Técnicas Somáticas/Sistema Feldenkrais - Instituto Pieron/FeldenkraisSP. Foi professora no Departamento de Artes Corporais da UNICAMP e professora convidada do Laboratório de Estudos da Personalidade da Faculdade de Psicologia da USP);
Mariângela Occhiuso (Médica geriatra especialista em cuidados paliativos. Atua nos hospitais Alemão Oswaldo Cruz, Nove de Julho e Santa Catarina. Assistente voluntária do serviço de geriatria FMUSP, desde 2003. Atua como facilitadora para iniciação do aprendizado de meditação para alívio de sintomas em idosos no CEDPS desde 2011).

Conteúdo Programático
  • Dor, sofrimento, espiritualidade.
  • Dor: 5º sinal vital.
  • Fisiologia da dor.
  • Construção de resiliência e superação.
  • Serenidade: abordagens somáticas.
  • Aspectos simbólicos da dor.
  • A dor física em psicoterapia.
  • Respirar, contemplar, meditar: compreendendo a dor própria.
  • Cuidados paliativos.
  • Um caso clínico: entre o sonho e a dor.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas e experiências práticas para ilustrar a relação entre conscientização da sensibilidade profunda e imaginação simbólica.

Destinado a

Psicólogos e alunos dos 2 últimos anos de graduação em psicologia e profissionais da saúde.

Duração/Horário

Duração:

18/08/2017 a 19/08/2017.

Horário

Sexta-feira: 18/08/2017 das 19h00 às 22h00 e Sábado: 19/08/2017 das 09h00 às 18h00 (1h de almoço).

Informações para inscrições

Carga horária: 11 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 17 de agosto de 2017.

Início do curso: 18 de agosto de 2017.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 375,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter