Código: 8066
Objetivo

Aprimorar avaliações, intervenções terapêuticas e psicoeducacionais, segundo diferentes formas de expressar e pensar a luz dos estilos cognitivos-afetivos.
Compreender o processo de individuação da Psique e os tipos psicológicos, com ampliações contemporâneas do pensamento analítico de Carl Jung.
Refletir sobre os fundamentos teóricos integrados a práticas sobre o desenvolvimento da linguagem e do pensamento do indivíduo segundo Vygotsky e Wallon, articulados aos diferentes estilos cognitivos-afetivos.
Vivenciar práticas criativas com mediações da arte-terapia, expressões musicais, narrativas e experiências de jogos na areia (Sandplay), com abrangência multidisciplinar.

Corpo Docente

Eloisa Quadros Fagali (Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e institucional, com especializações em Psicodrama, Grupos Operativos, Arte Terapia (Instituto Sedes Sapientiae). Aperfeiçoamento em Winnicott (PUCSP), Carl Jung e em neurociência. Professora dos cursos de Arte terapia e Psicopedagogia (Instituto Sedes Sapientiae). Professora no curso de Psicopedagogia da PUC­SP).
Izilda Freitas Rolim (Psicopedagoga clínica e institucional (Instituto Sedes Sapientiae), Arte terapeuta (Universidade Potiguar/Alquimy Art) e Pedagoga (PUC­SP). Aperfeiçoamento em “Um percurso na obra de Winnicott” (Instituto Sedes Sapientiae). Professora nos cursos de Psicopedagogia e Expansão Cultural “A Psicopedagogia e Formas de Pensar a Aprendizagem” (Instituto Sedes Sapientiae)) e Professores convidados.

Conteúdo Programático
  • Avaliações e intervenções em função dos diferentes estilos cognitivos afetivos, derivados dos tipos psicológicos: foco na atenção, memória, formas de pensar, expressar, de superar dificuldades de aprendizagem, conflitos e buscar adaptações criativas.
  • Avaliações e diferentes sentidos das práticas terapêuticas e educacionais: mediações arte terapêuticas, musicais, narrativas, ampliações dos jogos na areia (Sandplay) e construções de bonecos.
  • Compreensão do processo de individuação da criança, adolescente e adultos: desdobramentos dos tipos psicológicos segundo ampliações contemporâneas com base no pensamento de Carl Jung.
  • Desenvolvimento cognitivo-afetivo da criança, adolescente e adultos: segundo a teoria de Vygotsky, Wallon integrada aos recursos arte terapêuticos e aos diferentes estilos cognitivos afetivos.
  • Vivências e construções de oficinas criativas para crianças, adolescentes e adultos frente as dificuldades psicoeducacionais e atuações na interface educação e saúde.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas e práticas envolvendo vivências de Oficinas Criativas e participação dos alunos com relatos de experiência, projetos e reflexões sobre as abordagens teóricas, integradas à prática de intervenção psicoeducacional.

Destinado a

Psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, educadores, arte-terapeutas, profissionais da área de saúde e educação.

Duração/Horário

Duração:

01/09/2017 a 17/11/2017.

Horário

sextas-feiras, das 14h00 às 17h00.

Share on FacebookTweet about this on Twitter