Código: 8064
Objetivo

“Método deste trabalho: montagem literária. Não tenho nada a dizer.
Somente a mostrar. Não surrupiarei coisas valiosas, nem me apropriarei de
formulações espirituosas. Porém, os farrapos, os resíduos: não quero inventaria-los,
e sim fazer-lhes justiça da única maneira possível: utilizando-os.”
WALTER BENJAMIN

Objetivos gerais: - Sensibilizar para o arquivo como forma e potência narrativa. - Despertar para novas possibilidades de atuação no campo da criação e da pesquisa a partir da intersecção entre arquivo, memória e trauma. - Clarificar a relação entre memória individual, memória coletiva, memória cultural, produção cultural mnemônica e arquivo.
Objetivos específicos: - Estabelecer conexões entre narração fílmica e narração literária. - Estabelecer relações entre literatura de testemunho e documentário (auto)biográfico. - Expandir e aprofundar a noção de arquivo. - Vivenciar a escrita a partir do arquivo e/ou da memória.

Corpo Docente

Liniane Haag Brum (Escritora, docente, pesquisadora e roteirista - mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP e doutoranda em Teoria e História Literária pela UNICAMP. Autora do romance semi-documental “Antes do Passado - o silêncio que vem do Araguaia” (Arquipélago, 2012), sobre a busca de seu tio Cilon Cunha Brum, desaparecido político durante a ditadura civil-militar brasileira e do livro de contos “O Caranguejo e outras histórias de amor, sedução e morte” (Patuà, 2017). Iniciou sua formação na PUC/RS, como Bacharel em Comunicação Social - o que lhe permitiu desenvolver uma carreira em cinema e televisão, antes de migrar para a literatura. Foi roteirista e editora do programa juvenil Pé na Rua, da TV Cultura de São Paulo, e dos programas educativos do Canal Univesp, da mesma emissora).

Conteúdo Programático
  • Arquivo e anarquivo.
  • Narrativa fílmica e narrativa literária.
  • Testemunho.
  • Literatura e teor testemunhal.
  • Documentário (auto)biográfico.
  • Inter-relações entre sociedade, sujeito e linguagem.

Obras fílmicas trabalhadas:

  • Diário de uma busca (2012, Flavia Castro).
  • Os dias com ele (2010, Maria Clara Escobar).
  • Repare Bem (2010, Maria de Medeiros).
  • Nostalgia da Luz (2012, Patricio Guzman) e O Botão de Nacar (2016, Patricio Guzman).

Obras literárias trabalhadas:

  • A Dor, de Marguerite Duras.
  • Volto Semana que Vem, de Maria Pila.
  • Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva e A Mulher de Pés Descalços, de Scholastique Mukasonga.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas. – Leituras de excertos de obras literárias e de cenas dos documentários. – Exibição de filmes trabalhados e de entrevistas. – Análise textual. – Produção textual.

Destinado a

Universitários e pós-graduandos do campo das Letras, Cinema e Audiovisual, História, Psicologia, Pedagogia e áreas afins, profissionais e autodidatas que se interessem pelo tema da memória e do trauma em intersecção com a produção cultural contemporânea.

Duração/Horário

Duração:

03/04/2018 a 12/06/2018.

Horário

terças-feiras, das 19h00 às 22h00.

Informações para inscrições

Carga horária: 30 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 02 de abril de 2018.

Início do curso: 03 de abril de 2018.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 1.080,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter