Código: 6753
Objetivo

Apresentar o campo de álcool de drogas de forma ampla, crítica e atualizada. Identificar como as particularidades das diferentes drogas, seus usos e contextos repercutem na clínica da dependência. Ampliar os recursos terapêuticos para além da clinica psicoterápica individual. Qualificar e aprofundar os recursos terapêuticos na direção da clínica psicoterápica e psicanalítica da dependência de drogas.

Corpo Docente
Diva Reale - coordenadora, Marcelo Soares da Cruz - coordenador, Decio Gurfinkel, Fabio Carezzato e professores convidados: André Booking Negrão, Ariella Hasegawa G. dos Santos, Jorge Artur C. Floriani, Maria De Lourdes Zemel, Renata Zambonelli, Teresa Endo, Teresa Gouveia, Valéria Lacks.
Conteúdo Programático
Módulo I – A Psicofarmacologia na perspectiva clínica. (Questionar o ‘fantasma’ droga-fármaco na clínica psicanalítica, conceitos básicos, efeitos psicofarmacológicos, o sistema de recompensa cerebral, complicações clínicas, overdose.)
Módulo II – As drogas e seus usos. (Classes das drogas, diferentes classificações de usos e critérios diagnósticos para além do marco psiquiátrico, distinção de diagnósticos relacionados às drogas e outros usos, diálogo com outros campos de conhecimento e com a prática clínica referenciada.)
Módulo III – Da clínica da dependência. (A. Modalidades de intervenção: prevenção de recaída, modelo médico, 12 Passos. Modelo Emergente: resposta à complexidade cenário mundial drogas Economia e Politica das Drogas, Antropologia, auto-organização UDs. Modelo Redução De Danos.
B. Especificidades da Clínica Inclui modelos usados em Prevenção, Educação e Direitos Humanos – adolescentes e populações alta vulnerabilidade social.)
Módulo IV – Psicanálise das adicções. (Conceitos psicanalíticos centrais para a compreensão do fenômeno da adicção, principais autores, a história específica da Psicanálise e drogas como incremento ao quadro fornecido anteriormente pela história das drogas e da prática clínica especializada.)
Módulo V – Psicanálise, do ouro puro à liga de titânio: práxis rumo a autonomia. (Autores e teorias, algumas diferenças e especificidades do campo analítico voltado às drogas que ampliam a base para clinica psicanalítica da adição face ao pensamento de Freud, Lacan, Winnicott entre outros. Destaque à experiência vívida da passagem da teoria à práxis que enfatiza supervisão clínica de casos de alunos e apresentação de caso de professores.).
Destinado a

Profissionais de saúde mental, médicos, psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais, enfermeiros, TO, Ats. Desconto p/ inscr. feitas em grupos, profissionais do CAPSad/instituições sem fins lucrativos de tratamento para dependentes.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária do curso: 80 horas.

Horário

10 sábados mensais das 8h30 às 17h30.

Informações para inscrições

Nº vagas: 30 (trinta).

Inscrição até: 31 de janeiro de 2018.

Processo seletivo: Feita através de análise de curriculum + entrevista em grupo que será realizada no dia 02 de fevereiro de 2018, às 18h00.

- Publicação dos resultados: 16 de fevereiro de 2018, às 14h00.

Início do ano letivo: 17 de março de 2018.

Anuidade de 2018: matrícula - R$ 429,00 mais 10 parcelas de R$ 429,00.

Inscrição: 100,00 (cem reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter