Código: 8488
Objetivo

O curso tem como objetivo formar educadores para atuar como facilitadores da reinserção e permanência na escola de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para isso, é realizado em dois momentos: curso presencial e atividades práticas supervisionadas.

  • Capacitar educadores para resgatarem a defasagem de letramento em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
  • Construir metodologias de ressignificação do processo de escolarização regular, para que a criança ou adolescente se torne capaz de atribuir sentido ao processo de escolarização.
  • Implementar oficinas de letramento para crianças e adolescentes com defasagem no aprendizado da leitura e escrita.
Corpo Docente

Aglael Gama Rossi, Aline Jardim Vasconcelos, Maria do Carmo Albuquerque e Marlene Coelho Alexandroff.

Conteúdo Programático

Módulo I: Vulnerabilidade social na infância e adolescência – Coordenadora: Aline Jardim Vasconcelos.
Módulo II: Letramento e alfabetização: leitura e escrita – Coordenadora: Marlene Coelho Alexandroff.
Módulo III: Relações entre fala e escrita e preconceito linguístico – Coordenadora: Aglael Gama Rossi.
Módulo IV: Multiletramentos: trilhas lúdicas e pedagógicas – Coordenadora: Maria do Carmo Albuquerque.

ESTRATÉGIAS: As aulas terão sempre um enfoque teórico-vivencial.

Destinado a

Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores sociais, trabalhadores dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, e demais interessados.

Duração/Horário

Duração:

12/03/2019 a 25/06/2019.

CARGA HORÁRIA: 64 horas de curso e mais 48 horas de prática supervisionada: 24 horas de oficinas e 24 horas de supervisão.

Horário

Terças-feiras, das 14h00 às 18h00.