Código: 8488
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

  • Capacitar educadores para compreender os fatores sociais, econômicos, culturais, psicopedagógicos em sua relaçao com as linguagens oral e escrita, como causas da defasagem escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
  • Construir metodologias para que crianças e adolescentes alvos deste projeto possam ressignificar o processo de escolarização, tornando-se capazes de atribuir sentido a tal processo.
  • Implementar oficinas de letramento para crianças e adolescentes com o objetivo de diminuir a defasagem no aprendizado da leitura e escrita.
Corpo Docente

Aglael Gama Rossi, Aline Jardim Vasconcelos, Maria do Carmo Albuquerque e Marlene Coelho Alexandroff.

Conteúdo Programático

O curso será dividido em 4 módulos, com os seguintes conteúdos:

Módulo I: Infância e adolescência em situação de vulnerabilidade social – Coordenadoras: Aline Jardim Vasconcelos e Maria do Carmo Albuquerque.
Módulo II: Letramento, alfabetização, leitura e escrita – Coordenadora: Marlene Coelho Alexandroff.
Módulo III: Relações entre fala e escrita e preconceito linguístico – Coordenadora: Aglael Gama Rossi.
Módulo IV: Multiletramentos: práticas de leitura e escrita construídas a partir de diferentes modalidades de linguagem – Coordenadoras: Aline Jardim Vasconcelos e Maria do Carmo Albuquerque.

ESTRATÉGIAS: O curso tem como objetivo formar educadores para atuar como facilitadores da reinserção e permanência na escola de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio da implantação de oficinas de Letramento, em diferentes equipamentos de educação, assistência social e saúde, tais como Escolas públicas, Serviços de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, SAICAs, Centros de Convivência de Crianças e Adolescentes, CAPS, entre outros.
O curso será ministrado em ambiente virtual.

Destinado a

Professores, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Técnicos dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, entre outros.

Duração/Horário

Duração:

18/08/2020 a 01/12/2020.

Horário

Terças-feiras, das 19h30 às 22h00.

Informações para inscrições

curso do 2º semestre 2020, no formato online, do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 40 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 16 de agosto de 2020.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 510,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter