Código: 132

Resultado de seleção

Objetivo

O nosso curso foi criado como resposta a uma demanda sistemática de profissionais de diversas áreas que pretendiam iniciar um estudo da Psicanálise. Nosso projeto é oferecer a oportunidade de um estudo organizado da teoria psicanalítica, para aqueles que ainda não tiveram contato com seus conceitos. Além disso, contribuir para a trajetória de quem já possui algum conhecimento, estimulando a continuidade do estudo do pensamento freudiano de um modo consistente. Em 2016 completamos dezessete anos de curso. Consideramos nossos objetivos atingidos quando observamos que a nossa proposta apresenta aos alunos uma psicanálise que desperta inquietudes e um anseio em conhecer mais sua teoria e prática. Transmitimos uma visão de sua complexidade, o que também pode mobilizar o interesse e curiosidade pela formação e análise pessoal. A cada ano repensamos nossas estratégias e elaboramos reformulações. Trabalhamos em pequenos grupos para garantir a qualidade do estudo dos textos e das discussões. A proposta é apresentar a construção do pensamento psicanalítico tendo como roteiro os textos freudianos que apresentam os principais conceitos que dão corpo a teoria e embasam a prática clínica. Nosso trabalho pretende promover um diálogo permanente entre as concepções teóricas e o exercício clínico, reconhecendo que é exatamente desse diálogo que se produz todo o conhecimento na área da Psicanálise.

Corpo Docente

Antonio Geraldo de Abreu Filho, Berenice Neri Blanes, Celina Giacomelli, Maria Salete Abrão Nunes da Silva, Maria Tereza Viscarri Montserrat e Patrícia Leirner Argelazi.

Conteúdo Programático
Especificidade da Psicanálise: – Psiquismo e corpo; – Terapias medicamentosas, psicoterapias e Psicanálise.
A Divisão do Sujeito: – Dois conceitos fundamentais: Inconsciente e Pulsão; – Aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente, o ponto de vista tópico; – O Recalque: desejo, conflito e defesa. Pontos de vista dinâmico e econômico; – Discussão clínica.
Formações do Inconsciente: – Atos falhos, sonhos e sintomas; – Discussão clínica.
Ponto de vista estrutural: – Complexo de Édipo / Identificações; – Segunda Teoria Tópica.
Neurose, Psicose e Perversão: – Neurose; – Psicose; – Perversão; – Uma introdução à psicopatologia psicanalítica; – Discussão de casos: um estudo comparativo.
Questões da Clínica: – A situação analítica; – Transferência e contratransferência; – Resistência; – A interpretação.
O Analista: – Diferenças entre formação e informação; – O tripé da formação analítica: análise do analista, supervisão e estudo da teoria.
Nota: As discussões de casos clínicos, pontuando os conceitos teóricos desenvolvidos no programa, serão apresentados pelos professores.
ESTRATÉGIAS: – aulas teóricas; – discussão de textos; – apresentação e discussão de casos clínicos; – o trabalho é realizado em grupos de aproximadamente 20 alunos.
Destinado a

Àqueles que se interessam pela Psicanálise e que pretendem iniciar um estudo sistemático: médicos, psicólogos e profissionais com formação universitária em geral.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária do curso: 64 horas. O segundo ano é opcional e será oferecido para aqueles que tenham interesse na continuidade de seus estudos: o conteúdo programático será disponibilizado pelos professores do 1º ano e pela secretaria. (o 2º ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer). Observação: alunos interessados poderão se candidatar à seleção para atendimento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, apenas médicos e psicólogos que optarem por fazer o segundo ano.

Horário

terças-feiras, das 19h30 às 21h30.

Informações para inscrições

Nº vagas: 80 (oitenta) vagas no total, 20 (vinte) alunos por grupo de trabalho (até 4 grupos).

Inscrição até: 06 de março de 2017.

Processo seletivo: o candidato será submetido à entrevista individual, devendo levar cópia do curriculum vitae. No ato da inscrição, a Secretaria lhe fornecerá o telefone do docente para que a entrevista seja agendada.

Publicação dos resultados: 10 de março de 2017, às 14h00.

Início do ano letivo: 14 de março de 2017.

Anuidade de 2017: matrícula - R$ 462,00 mais 09 parcelas de R$ 462,00.

Inscrição: 100,00 (cem reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Inscrições encerradas.



Share on FacebookTweet about this on Twitter