Código: 132
Objetivo

O curso Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica foi criado como resposta a uma demanda sistemática vinda de profissionais de diversas áreas que pretendiam iniciar um estudo da Psicanálise.
Nosso projeto é oferecer a oportunidade de um estudo organizado da teoria psicanalítica que se destina tanto àqueles que ainda não tiveram contato com seus conceitos, como àqueles que já possuem algum conhecimento na área. Visa contribuir para trajetória de estruturação do conhecimento desta teoria, estimulando a continuidade do estudo do pensamento freudiano de um modo consistente. O curso existe desde 1999. Consideramos nossos objetivos atingidos quando observamos que a nossa proposta apresenta aos alunos uma psicanálise que desperta inquietudes e um anseio para conhecer mais sua teoria e prática. Transmitimos uma visão de sua complexidade, atualidade e importância , o que também pode mobilizar o interesse e curiosidade pela formação e análise pessoal. A cada ano repensamos nossas estratégias e elaboramos reformulações. Trabalhamos em pequenos grupos para garantir a qualidade do estudo dos textos e das discussões. A proposta é apresentar a construção do pensamento psicanalítico tendo como roteiro os textos freudianos que apresentam os principais conceitos que dão corpo a teoria e embasam a prática clínica. Nosso trabalho pretende promover um diálogo permanente entre as concepções teóricas e o exercício clínico, reconhecendo que é exatamente desse diálogo que se produz todo o conhecimento na área da Psicanálise.

Corpo Docente

Antonio Geraldo de Abreu Filho, Berenice Neri Blanes, Celina Giacomelli, Maria Salete Abrão Nunes da Silva, Maria Tereza Viscarri Montserrat e Patrícia Leirner Argelazi.

Conteúdo Programático
Especificidade da Psicanálise: – Psiquismo e corpo; – Terapias medicamentosas, psicoterapias e Psicanálise.
A Divisão do Sujeito: – Dois conceitos fundamentais: Inconsciente e Pulsão; – Aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente, o ponto de vista tópico; – O Recalque: desejo, conflito e defesa. Pontos de vista dinâmico e econômico; – Discussão clínica.
Formações do Inconsciente: – Atos falhos, sonhos e sintomas; – Discussão clínica.
Ponto de vista estrutural: – Complexo de Édipo / Identificações; – Segunda Teoria Tópica.
Neurose, Psicose e Perversão: – Neurose; – Psicose; – Perversão; – Uma introdução à psicopatologia psicanalítica; – Discussão de casos: um estudo comparativo.
Questões da Clínica: – A situação analítica; – Transferência e contratransferência; – Resistência; – A interpretação.
O Analista: – Diferenças entre formação e informação; – O tripé da formação analítica: análise do analista, supervisão e estudo da teoria.
Nota: As discussões de casos clínicos, pontuando os conceitos teóricos desenvolvidos no programa, serão apresentadas pelos professores.
ESTRATÉGIAS: – aulas teóricas; – discussão de textos; – apresentação e discussão de casos clínicos; – o trabalho é realizado em grupos de aproximadamente 20 alunos.
Destinado a

Àqueles que se interessam pela Psicanálise e que pretendem iniciar um estudo sistemático: médicos, psicólogos e profissionais com formação universitária em geral.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária do curso: 64 horas. O segundo ano é opcional e será oferecido para aqueles que tenham interesse na continuidade de seus estudos: o conteúdo programático será disponibilizado pelos professores do 1º ano e pela secretaria. (o 2º ano opcional estará sujeito a um número mínimo de inscritos para poder ocorrer). Observação: Poderão se candidatar à seleção para atendimento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, apenas médicos e psicólogos que optarem por fazer o segundo ano.

Horário

terças-feiras, das 19h30 às 21h30.

Informações para inscrições

Nº vagas: 20 (vinte) alunos por grupo de trabalho (até 4 grupos).

Inscrição até: 12 de março de 2019.

Processo seletivo: o candidato será submetido à entrevista individual, devendo levar cópia do curriculum vitae. No ato da inscrição, a Secretaria lhe fornecerá o telefone do docente para que a entrevista seja agendada.

- Publicação dos resultados: 15 de março de 2019, às 14h00.

Início do ano letivo: 19 de março de 2019.

Anuidade de 2019: matrícula - R$ 504,00 mais 09 parcelas de R$ 504,00.

Inscrição: 110,00 (cento e dez reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter