Código: 133
Objetivo
Proporcionar aos profissionais das diversas áreas, conhecimentos atualizados sobre os aspectos biopsicossociais e culturais do processo de envelhecimento e da velhice. Teoria e intervenções. A Gerontologia Social no Brasil nasceu no Instituto Sedes Sapientiae em 1976, pioneiro, quando no país a população idosa ainda era reduzida e tinha pouca visibilidade. Em seus 40 anos de atividade o curso de Gerontologia Social vem possibilitando aos alunos atuação qualificada, ações preventivas e programas inovadores na área do envelhecimento. A importância da prática interdisciplinar é ressaltada e vivida durante o curso pela participação de profissionais de diferentes áreas como alunos e professores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
- o estudo do processo do envelhecimento, da velhice e dos idosos;
- informar sobre temas e postulados fundamentais da gerontologia;
- fornecer subsídios teóricos e práticos para os profissionais de diferentes áreas atuarem no campo gerontológico.
Corpo Docente

Graça Leal, psicóloga, mestre e doutora em psicologia clínica - coordenadora e Eliana Novaes Procópio de Araujo, psicóloga e mestre e doutoranda em Saúde Pública. Professores convidados especialistas em geriatria e gerontologia.

Conteúdo Programático

Construção histórica e social da velhice. A subjetividade e identidade no processo do envelhecimento. Transição demográfica e epidemiológica. Senescência e senilidade. Evolução e transformações do aparelho psíquico: teorias psicológicas que abordam a longevidade. Funções cognitivas e estudos da memória. Práticas gerontológicas. O idoso e a família contemporânea. Processo de socialização, Aposentadoria e ocupação do tempo livre. Conflito e cooperação entre gerações. Violência contra a pessoa idosa. Economia da longevidade: desenvolvimento de negócios gerontológicos. Velhice sustentável. Envelhecimento com dependência. Planejamento: decisões e ações que evitam crises e dão suporte às complicações. Gestão para cuidados de longa duração, centro dia e cuidadores. Planejamento urbano, moradia e transporte. Finitude e cuidados paliativos. Política pública e o idoso. Cidadania e legislação concernente à velhice.

ESTRATÉGIAS: Conceitos teóricos – exposição dialogada; Palestras com especialistas; Seminários; Estudo de caso e supervisão através de atendimentos apresentados pelos professores. Discussão de filmes e links sobre envelhecimento.

Destinado a

Profissionais graduados e alunos do último ano de graduação das diversas áreas que tenham interesse no estudo e no trabalho com o envelhecimento.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária do curso: 87 horas.

Horário

quartas-feiras, das 18h00 às 21h00.

Informações para inscrições

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Inscrição até: 05 de fevereiro de 2018.

Processo seletivo: Entrevista e análise do curriculum vitae a ser agendada no ato da inscrição: 06 e 07 de fevereiro de 2018.

- Publicação dos resultados: 16 de fevereiro de 2018, às 14h00.

Início do ano letivo: 21 de março de 2018.

Anuidade de 2018: matrícula - R$ 568,00 mais 10 parcelas de R$ 568,00.

Inscrição: 100,00 (cem reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter