Código: 8579
Objetivo

Contribuir para a formação de profissionais e pessoas que convivem com a deficiência.
Problematizar o conceito de inclusão e normalidade. Refletir sobre diversas situações de diversidade e onde onde ela nos afeta.

Corpo Docente

Julia Paladino (Psicóloga formada pela PUC-SP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e graduanda em pedagogia. Trabalha com a primeira infância escolas e espaços recreativo. Possui uma deficiência visual congênita).

Professora convidada: Estela Lappone (Performer e videoartista paulistana que tem como foco de pesquisa: - o discurso cênico do corpo com deficiência. - o relacional com o público. - trânsito entre as linguagens cênicas e visuais. Realiza, desde 2009, práticas artísticas sobre o termo que criou - Corpo Intruso e seu contêiner Zuleika Brit uma investigação cênica, visual e conceitual. Idealizadora da Casa de Zuleika - espaço contemporâneo dedicado à apresentação na linguagem da performance. Em 2018 dirigiu seu primeiro curta - profanAÇÃO graças ao Edital de Produção de Curtas da SPCine 2017 da Secretaria de Cultura de SP e ao apoio adicional do Instituto Itaú Cultural).

Conteúdo Programático

O que é normal e anormal? Vamos refletir sobre o conceito de normalidade em nossa sociedade e em nós mesmos para compreender melhor a questão das diferenças.
A inclusão de pessoas com deficiência deve ser entendida da mesma forma que a inclusão de pessoas “diferentes”, a partir do reconhecimento da diversidade. Neste sentido, estamos propondo que se repense todo o sistema de exclusão racial, sexista e xenofobia. A escola seria, neste sentido um lugar privilegiado de transformação social a partir da criação de um novo cotidiano.

  • Vivência do corpo-intruso. Vivência do guia.
  • A sociedade normativa e a situação de exclusão no Brasil de hoje.
  • Variedades de corpos e habilidades. Múltiplas inteligências e possibilidades de atuação.

Estratégias: Vivências que funcionem como ferramenta de autoconhecimento e reflexão acerca do tema. Aulas expositivas e possibilidade de diálogo dentro do grupo.

Destinado a

Pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, cuidadores e público em geral.

Duração/Horário

Duração:

02/09/2019 a 30/09/2019.

Horário

segundas-feiras, das 19h00 às 21h00.

Informações para inscrições

Carga horária: 10 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 01 de setembro de 2019.

A inscrição do curso é gratuita. (clicar em, "quero participar desse curso", botão abaixo)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Inscrições encerradas.



Share on FacebookTweet about this on Twitter