Código: 7491
Objetivo

Contextualizar a inclusão e a educação no momento histórico atual.
Expor os principais modelos de inclusão na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.
Instrumentalizar os gestores escolares para a escuta das famílias e da equipe docente que trabalha com inclusão.
Apresentar diferentes práticas e abordagens de educação inclusiva.
Fornecer subsídios para a compreensão e intervenção das principais dificuldades, dos transtornos e das síndromes que estão presentes na sala de aula, como por exemplo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, síndrome de Tourette, Síndrome de Down, Aspeger.
Instrumentalizar o educador para a compreensão da constituição psíquica de um sujeito.

Corpo Docente

Patricia Vieira (Pedagoga pela PUC-SP, Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e Membro Efetivo do Departamento  Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae).

Conteúdo Programático
  • Apresentação do curso. Novos paradigmas de educação: – escola hoje; – educar na diversidade.
  • Histórico da Inclusão no Brasil: – Leis; – Modelos de educação inclusiva no Brasil, Europa e Estados Unidos.
  • Gestão escolar frente a inclusão: – relação com a família; – relação com a equipe docente; – relação com os profissionais externos; – relação com os demais alunos.
  • Constituição do sujeito para a teoria Psicanalítica: – função materna; – recalque; – tempos de constituição segundo Silvia Bleichmar.
  • A questão do Desenvolvimento do sujeito: – Freud – sujeito psíquico; – Piaget – desenvolvimento cognitivo.
  • Deficiências, transtornos do desenvolvimento, síndromes e patologias.
  • Diferentes práticas com a inclusão: – modelo mais comportamental; – modelo mais psicodinâmico.
  • Escola Regular x Escola Especial: – quando e como orientar a família nesta escolha; – limites da escola regular.
  • Apresentação do modelo de inclusão baseado na teoria Psicanalítica.
  • A inclusão na rotina escolar: – material didático; – atividades de apoio; – acompanhante terapêutico; – avaliações e relatórios; – viagens e acampamentos; – aprendizagem social; – custo de um projeto diferenciado; – O que fazer quando a escola acabar?

ESTRATÉGIAS:– Aulas expositivas. – Discussão de textos. – Ilustração com vinhetas clínicas.

Destinado a

Psicólogos, profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação.

Duração/Horário

Duração:

22/08/2017 a 21/11/2017.

Horário

terças-feiras, das 20h00 às 22h00.

Share on FacebookTweet about this on Twitter