Código: 8469
Objetivo

O desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais colabora para o indivíduo ter uma vida saudável. Vivemos sempre em contato com outras pessoas e é exatamente nessas relações concretas que aparecem os conflitos. Nos desentendemos, nem sempre sabemos o motivo, e muitas vezes não conseguimos ter consciência de nós nem do outro, porque temos reações diferentes e agimos de maneira diferente. O desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais se apoia no autoconhecimento. Ter consciência de como estamos atuando é o primeiro passo para a mudança e assim conseguirmos uma vida harmoniosa (mesmo com as diferenças individuais). Uma das organizações que sistematiza a aprendizagem Socioemocional é a “Casel.org”.
Objetivos: - Sensibilizar as pessoas para a importância do desenvolvimento socioemocional e oferecer ferramentas para sua aprendizagem. - Apresentar um panorama e refletir sobre a aprendizagem socioemocional. - Introduzir a proposta da “Casel.org”. - Fornecer material para reflexão sobre as áreas mencionadas acima bem como empatia. - Propor atividades práticas que poderão ser utilizadas pelos alunos em suas relações familiares ou profissionais proporcionando ambiente harmonioso. - Ampliar o repertório dos alunos apresentando outras ações que já estão sendo realizadas em diversos ambientes. - Ampliar a atuação do aluno com a aprendizagem socioemocional.

Corpo Docente

Ana Luísa Colagrossi, Cristiane Tacla, Francila Novaes, Georgia Vassimon, Marcela Almeida, Maria Christina M. Silvestre - coordenadora, Maria de Betânia Paes Norgen, Valéria Carelli e professores convidados.

Conteúdo Programático

Definição de aprendizagem socioemocional. Apresentação das principais áreas abordadas pela Casel.org: autoconhecimento; autorregulação, habilidades de relacionamento, consciência social e decisões responsáveis. Atividades práticas para o desenvolvimento das áreas citadas no item acima.

ESTRATÉGIAS: O curso está dividido em oito módulos, que oferecem aos participantes: alguns vídeos ou atividades introdutórias com orientações, textos complementares e de apoio, comentários de temáticas e abordagens do tema correspondente ao módulo, além de propostas de interlocução e problematizações através de fóruns, inserções de imagens e exercícios.

Destinado a

A educadores, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, cientistas sociais, pessoas da área de marketing e da saúde que trabalhem com crianças, jovens e adultos em programas de formação e treinamento, ou capacitação de pessoas.

Duração/Horário

Duração:

29/04/2019 a 24/06/2019.

Horário

FORMA DE PARTICIPAÇÃO:
Os alunos acessarão uma plataforma on-line de estudos, na qual terão contato com os professores por meio de comentários nos fóruns de discussão. A cada semana um novo módulo é disponibilizado ao grupo. Uma vez liberado, o módulo permanecerá aberto até o término do curso, permitindo que os alunos retornem livremente ao conteúdo das aulas, acessando os materiais nos horários que desejarem. Recomendamos aos participantes que reservem de duas a três horas semanais para um bom aproveitamento do curso.
Os materiais foram produzidos exclusivamente para a modalidade on-line pelas próprias professoras do curso.

Informações para inscrições

Carga horária: 20 horas.

Nº vagas: 30 (trinta).

Matrícula até: 28 de abril de 2019.

Início do curso: 29 de abril de 2019.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 480,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora) ou cartão de débito (à vista).