Código: 5168
Objetivo

Brincar livremente é preciso. (Cilô Lacava).

  1. O CONHECIMENTO EXPERIENCIAL de Fundamentos do Sistema Laban de Análise do Movimento.
  2. O conhecimento dos processos cognitivos, lúdicos e artísticos dos participantes do curso, potencializando a singularidade/diferencial de cada um no grupo, ampliando a diversidade das trocas de experiências.
  3. Orientar a aplicação da Análise de Movimentos/Laban, em diferentes circunstâncias e realidades de trabalho pessoal e/ou profissional no campos: das artes cênicas, da educação, da saúde, de diferentes abordagens na psicologia e em outros campos de atuação dos participantes.
  4. Considerar com Laban, que o Movimento é a experiência básica da existência e que a grandeza da arte, está na medida em que nos faz tomar de modo profundo, consciência da vida, no fato de despertar em nós o sentimento de sermos responsáveis pelo nosso destino e livre em nossas ações.
Corpo Docente
Maria Cecília CILÔ P. Lacava - coordenadora.
Professores convidados: Márcio Silva e Romeu Rodrigues de Souza.
Conteúdo Programático
Rudolf Laban. Maria Duschenes. Coreosofia. Coreologia. Leis da harmonia espacial do Movimento (corêutica); qualidades do movimento (eucinética) e funções da mente (pensamento, sentimento, sensação, intuição).  Temas de Movimentos da Dança Educativa. Movimento: inteligência e prazer cinestésicos. Sinestesia. O Jogo de Movimentos. O Jogo Dramático Infantil: primeiras construções, mapeamentos e reinvenções nos espaços para brincar livremente, criando, pensando e  investigando na paixão de conhecer o mundo. Experimentações lúdicas (conexões Laban / Eutonia (Gerda Alexander). Conceito de Umwelt e de Criatividade. A Força da Gravidade. Propriocepção (consciente e inconsciente), Esquema corporal, Imagem corporal, Sistema límbico. Ontologia do presente: uma reflexão a partir do pensamento da desconstrução (Nietzsche e Foucault). “Rudolf Laban e as modernas idéias científicas da complexidade”. (Jorge de Albuquerque Vieira) Estão incluídas 06 (seis horas) para aulas individuais na carga horária do curso para atendimento de necessidades específicas de Estudos de Movimento.
Destinado a

Pessoas que estejam empenhadas na realização sistemática de atividades práticas e de seus desdobramentos na Arte do Movimento; pessoas que visam conhecer em sí mesmas (CorporalMente), os Princípios Básicos do Movimento estudados e organizados por Rudolf Laban; pessoas que compreendem que apenas o que é significativo pode tornar-se memória no corpo como conhecimento vivo que permitirá a criação sensível de ações  de Movimentos adequados para a sua aplicação, em todas as  áreas de trabalho a que se destinem, necessariamente.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária: 70 horas.

Horário

aulas mensais aos sábados, das 08h00 às 16h30, com intervalo para almoço. Datas: 16/03; 13/04; 18/05; 15/06; 03/08; 14/09; 19/10 e 09/11/2019.

Informações para inscrições

Nº vagas: 12 (doze).

Inscrição até: 20 de fevereiro de 2019.

Processo seletivo: Poderá ser feita em grupo OU individualmente. Entrevista grupal: dia 23 de fevereiro (sábado), de 2019, das 10h00 às 12h00 OU em entrevista  individual, que deverá ser agendada pelo e-mail: cilolacava@gmail.com (anexando o comprovante de inscrição). No dia da seleção (grupal, ou  individual), o candidato deverá entregar uma carta de interesses e curriculum vitae impressos e uma foto 3x4, diretamente para a coordenadora.

- Publicação dos resultados: 27 de fevereiro de 2019, às 14h00.

Início do ano letivo: 16 de março de 2019.

Anuidade de 2019: matrícula - R$ 410,00 mais 09 parcelas de R$ 410,00.

Inscrição: 110,00 (cento e dez reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter