Código: 5168
Objetivo

Brincar livremente é preciso. (Cilô Lacava).

1) O conhecimento experiencial de Fundamentos do Sistema Laban de Análise do Movimento operacionalizados através de atividades lúdicas de movimento, de observações e de estudos dos Temas/Laban de Movimento.
2) “O Movimento como a experiência básica da existência” (Laban), nos processos cognitivos do brincar e da arte em suas complexidades: como matriz vital, insubstituível e estruturante na liberdade para: viver a vida e pensar por si mesmo. Sentir, agir, imaginar, criar. Recriar-se, reinventar-se, potencializando a diversidade grupal e a singularidade/diferencial de cada pessoa no grupo.
3) Processos e procedimentos de criação para aplicação em diferentes circunstâncias e realidades de trabalho pessoal ou profissional (áreas das artes do corpo, das artes em geral, psicologia, saúde, educação, arquitetura, organizações sociais, empresas, arteeducação).
4) “O que você faz é movimento, o que você cria é dança ... são experiências crucialmente diferentes.”Valerie Preston- Dunlop.
Corpo Docente
Maria Cecília CILÔ P. Lacava - coordenadora.
Professores convidados: Márcio Silva e Romeu Rodrigues de Souza.
Conteúdo Programático
Rudolf Laban. Maria Duschenes no Brasil. Coreosofia. Coreologia. Leis da harmonia espacial (geometria), do Movimento (corêutica); qualidades do movimento (eucinética) e funções da mente (pensamento, sentimento, sensação, intuição). Labanotation: uma partitura de movimentos. Temas da Dança Educativa. MOVIMENTO: inteligência e prazer cinestésicos. Novos modos de pensar a mente (atualizações em neurociência). Sinestesia. O Jogo de Movimentos. O Jogo Dramático Infantil: primeiras construções, mapeamentos e reinvenções do mundo, nos espaços para brincar, criar, pensar, investigar capacidades pessoais; resolver problemas para aproveitar a vida e seus desafios: a curiosidade de conhecer o mundo, descobrir outros modos de sentir, pensar e agir, intensificar e exercitar a potência vital de si mesmo na complexidade da Arte de Improvisação de Movimentos.
Conceito de Umwelt e de Criatividade. A Força da Gravidade. Propriocepção (consciente e inconsciente), Esquema corporal, Imagem corporal, Sistema límbico. O que pode um corpo ? Ontologia do presente: uma reflexão a partir do pensamento da desconstrução: Nietzsche e Foucault. “Rudolf Laban e as modernas idéias científicas da complexidade”, segundo o prof. Dr. Jorge de Albuquerque Vieira. Estão incluídas 04 aulas individuais para orientação dos procedimentos de criação artística das aulas grupais, para a criação pessoal de Estudo de Movimento. Apresentação dos Estudos de Movimento.
Destinado a

Pessoas que  desejam aplicar  os conhecimentos sistematizados da Arte do Movimento/Laban no seu fazer profissional e que queiram: ser dirigidas para construir ludicamente uma iniciação artística CorporalMente; Para quem deseja retomar seu caminho artístico e/ou pedagógico na Arte do Movimento. Para quem deseja incluir no seu trabalho profissional as ferramentas práticas, férteis e multifuncionais adequadas à educação, às artes, à saúde física/sensível/intelectual/emocional, ao mundo corporativo, em trabalhos sociais e/ou à ampliações significativas em suas  possibilidades relacionais no cotidiano.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária: 73 horas.

Horário

Aulas mensais aos sábados, das 08h00 às 16h30, com intervalo para almoço. Datas: 18/03; 08/04; 13/05; 10/06; 05/08; 02/09; 07/10 e 11/11. No dia 10/11/2017 (excepcionalmente, sexta-feira), véspera do encerramento do curso, haverá aula das 17h00 às 22h00.

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