Código: 6366
Objetivo

Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

Corpo Docente

Ada Morgenstern, Alessandra Barbieri e professoras convidadas: Júlia Eid, Fernanda Arantes e Clarissa Martins.

Conteúdo Programático

I – Natureza e funções do brincar:
– Aspectos históricos do brincar.
– O jogo na cultura.
II – De Freud a Lacan:
– O brincar e a repetição.
– O brincar, o sonho, a fantasia.
– O brincar e o significante.
III – O espaço psíquico do brincar na perspectiva Kleiniana:
– A importância da formação de símbolos para o desenvolvimento psíquico.
– O brincar e a personificação.
– A imaginação, o brincar e a arte.
IV – O brincar na transicionalidade: a perspectiva Winnicotiana:
– O brincar e a realidade.
– O brincar e o espaço potencial.
– O brincar e a atividade criativa.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas.

Destinado a

Psicólogos, médicos, psicopedagogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

Duração/Horário

Duração:

27/03/2019 a 10/07/2019.

Horário

quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.