Código: 8090
Objetivo

“...agir contra o tempo, e sobre o tempo e, espero eu, em favor de um tempo que virá.”
Nietzsche

O curso busca introduzir os participantes no domínio dos conceitos de Nietzsche (1844-1900), Foucault (1926-1984) e Deleuze (1925-1995). Desejamos produzir experiências  de pensamento, que possibilitem  a retomada da perspectiva original da filosofia como forma de vida. Partindo das concepções de Devir e Experimentalismo, procuraremos estimular processos criativos, em um mundo que se apresenta como campo relacional empobrecido.

Corpo Docente

Mauro Araújo de Sousa - Módulo NIETZSCHE;
Márcio Silva - Módulo FOUCAULT;
Doralina Carvalho - Módulo DELEUZE

Conteúdo Programático

NIETZSCHE: genealogia, perspectivismo e transvaloração;
FOUCAULT: dispositivos, resistências e práticas refletidas da liberdade;
DELEUZE E GUATTARI: conceitos, afectos e perceptos.

ESTRATÉGIAS: O curso está dividido em 03 módulos. Cada módulo contém 04 aulas, que oferecem aos participantes: vídeos introdutórios com orientações e explanações docentes, textos e comentários de temáticas e abordagens desses pensadores, textos complementares e de apoio, propostas de interlocução e problematizações através de fóruns, inserções de imagens. Os módulos possuem contornos didáticos específicos, a partir das características singulares dos seus responsáveis.

Destinado a

Ao público em geral.

Duração/Horário

Duração:

17/08/2017 a 23/11/2017.

Horário

FORMA DE PARTICIPAÇÃO: Os alunos terão acesso a uma plataforma online de estudos, na qual terão contato com os professores através de fóruns de discussão. A cada nova semana uma nova aula é disponibilizada ao grupo. Espera-se a participação dos alunos através dos comentários nos fóruns ou através de emails enviados ao professor ao término de cada módulo.
Ativaremos os módulos pela ordem cronológica dos filósofos. Uma vez liberado, o módulo permanecerá aberto até o término do curso, permitindo que os alunos retornem livremente ao conteúdo das aulas, acessando os materiais nos horários que desejar.
Recomendamos aos participantes que reservem de 2 a 3 horas semanais para um bom aproveitamento do curso.

Share on FacebookTweet about this on Twitter