Código: 8445
Objetivo

Apresentar conceitos de diferentes autores pesquisadores do estresse, em contextos variados do universo científico, mas dentro das especificações biológicas, médicas e psicossociais, propriamente ditas. Trazer diferentes abordagens práticas para exemplificar abordagens de manejo (tanto clínico como de cunho psicopedagógico e social). Habilitar e treinar com diferentes casos reais e de pertinência (trazidos pela professora e pelos participantes). Fomentar estudos e práticas continuadas para com o tema, enaltecendo o caráter de urgência de se lidar de maneira profilática e preventiva, trazendo e levando o manejo do estresse para os contextos das aprendizagens e práticas cotidianas em diferentes contextos, todos cabíveis, desde que haja motivadores e possibilitadores.

Corpo Docente

Márcia Lilla (Psicóloga e Supervisora Clínica, ex-professora universitária por 14 anos na Universidade de Santo Amaro (2001 à 2015), Mestre em Ciências da Saúde (2015), Gestalt-terapeuta especializada pelo Instituto Sedes Sapientiae (1999), Membro do Departamento de Gestalt-terapia, Colaboradora da Equipe de Cursos Diversos e Coordenadora de Mídias desse mesmo Departamento. Autora do livro: Gestando Poesias: uma proposta de ressignificação do encontro humano. São Paulo: Editora Livro Pleno, 2005. Autora do artigo de Estresse Acadêmico, publicado em 2017, Revista Brasileira de Ciências da Saúde).

Conteúdo Programático
  • A historicidade contextual do estresse desde a pré-história até os tempos contemporâneos. Cases do mundo acadêmico (tese de Mestrado 2013, 2014 e 2015), período de pesquisas e experimentos com alunos e professores / UNISA.
  • Conceitos da Teoria de Campo de Kurt Lewin.
  • Teoria Organísmica de Goldstein.
  • Ajustamento Disfuncional e Criativo, na contextualização e compreensão do Estresse sob o enfoque da fenomenologia e Gestalt-Terapia.
  • Manejo: propostas de relaxamentos, exercícios de respiração e tomada de consciência corporal.
  • Reflexões sobre as necessidades e urgências do mundo contemporâneo.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas. Discussão em grupo sobre a temática apresentada com o viés biopsicossocial. Conscientização corporal. Experimentos com a imaginação ativa, criativa e dirigida.

Destinado a

Psicólogos, estudantes de Psicologia, profissionais das áreas de Educação, Saúde e Serviço Social.

Duração/Horário

Duração:

06/09/2019 e 27/09/2019.

Horário

sextas-feiras, das 09h00 às 12h00.

Informações para inscrições

Carga horária: 12 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 05 de setembro de 2019, às 12h00.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 432,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter