Código: 8445
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

Objetivo Geral:
Capacitar o aluno e/ou profissional das Psicologias ou Ciências Correlatas como: educação, saúde, entre outras que abranjam o manejo do humano, a entender e compreender que o estresse é um fenômeno biopsicossocial que necessariamente nos atinge de modos diferenciados, positiva e negativamente, interdependendo de fatores comuns e também múltiplos em cada indivíduo e meio ambiente onde e como se relaciona.
Objetivos Específicos:
Levar o aluno e/ou profissional a obter uma visão histórica processual e contextualizada do homem, percebendo a presença do estresse como fenômeno inerente à condição humana, sociocultural através dos tempos e situações;
Apresentar conceitos de diferentes autores pesquisadores do estresse, em contextos variados do universo científico, mas dentro das especificações biológicas, médicas e psicossociais, propriamente ditas;
Trazer diferentes abordagens práticas para exemplificar abordagens de manejo (tanto clínico como de cunho psicopedagógico e social);
Habilitar e treinar com diferentes casos reais e de pertinência (trazidos pela professora e pelos participantes);
Reconfigurar o fenômeno COVID-19 com os estudos e práticas mais recentes do manejo do ESTRESSE, dentro dos protocolos da OMS: Organização Mundial de Saúde.
Fomentar estudos e práticas continuadas para com o tema, enaltecendo o caráter de urgência de se lidar de maneira profilática e preventiva, trazendo e levando o manejo do estresse para as diversidades e especificidades de aprendizagens do humano; sempre viabilizando canais com práticas em distintos contextos, desde que haja motivadores e possibilitadores éticos.

Corpo Docente

Márcia Lilla (Psicóloga e Supervisora Clínica, ex-professora universitária por 14 anos na Universidade de Santo Amaro (2001 a 2015), Mestre em Ciências da Saúde (2015), Gestalt-terapeuta especializada pelo Instituto Sedes Sapientiae (1999), Membro do Departamento de Gestalt-terapia, Colaboradora da Equipe de Cursos Diversos e Coordenadora do Setor de Comunicação e do Projeto Gestalt-alimenta, nesse mesmo Departamento. Autora do livro: Gestando Poesias: uma proposta de ressignificação do encontro humano. São Paulo: Editora Livro Pleno, 2005. Autora do artigo de Estresse Acadêmico, publicado em 2017, Revista Brasileira de Ciências da Saúde).

Conteúdo Programático
  • 1ª aula: 23 de outubro de 2020 – (das 13h00 às 16h00, com 15 minutos de intervalo) – Conceitos teóricos de diversos cientistas das áreas de saúde e psicologia (primeira parte), assim como ciências correlatas, onde se estudou cientificamente o estresse e seus efeitos no indivíduo e sociedade. A historicidade contextual do estresse desde a pré-história até os tempos contemporâneos, incluindo o fenômeno COVID-19. Cases do mundo acadêmico da minha tese de Mestrado durante o período das pesquisas e experimentos com alunos e professores (2013, 2014 e 2015).
  • 2ª aula: 30 de outubro de 2020 – (das 13h00 ás 16h00, com 15 minutos de intervalo) – Conceitos da Teoria de Campo de Kurt Lewin, Teoria Organísmica de Goldstein e Ajustamento Disfuncional e Criativo, na contextualização e compreensão do Estresse sob o enfoque da fenomenologia e Gestalt-Terapia. Discussão de cases diversificados trazidos pela professora.
  • 3ª aula: 06 de novembro de 2020 – (das 13h00 às 16h00, com 15 minutos de intervalo) – O manejo: propostas de relaxamentos, exercícios de respiração e tomada de consciência corporal, exercícios de ampliação de contato com utilização de imaginação ativa, criativa e dirigida. Discussão de dois cases escolhidos e trazidos pelos participantes – experimentação em grupos operacionais.
  • 4ª aula: 13 de novembro de 2020 – (das 13h00 às 16h00, com 15 minutos de intervalo) – Discussões finais, revisões e avaliações dos participantes; fechamento com esclarecimentos referentes às necessidades e urgências de que se engajem como agentes de mudanças e multiplicadores das aprendizagens do Curso, no seu escopo teórico e prático.

ESTRATÉGIAS: Recursos Didáticos, estratégias, equipamentos audiovisuais: aulas expositivas e práticas, com utilização de recursos disponíveis no Google Meet, plataforma do Sedes; utilização de vídeos simultâneos, indexados na plataforma, com recursos audiovisuais diversos (filmes, músicas para os exercícios propostos de imaginação criativa dirigida).
O presente curso será reajustado dentro dos padrões disponíveis na Plataforma acima citada, com total aproveitamento dos recursos tecnológicos disponibilizados e outros, ajustados criativamente e em tempo real, com o público de alunos presentes, otimizando os objetivos e resultados, na melhor forma possível e dentro dos parâmetros previstos, no presente projeto.

Destinado a

Alunos do Sedes, de cursos diversos e profissionais das áreas das psicologias, educação e/ou saúde, entre outros públicos interessados.

Duração/Horário

Duração:

23 e 30/10; 06 e 13/11/2020.

Horário

Sextas-feiras, das 13h00 às 16h00.

Informações para inscrições

Os cursos de Expansão Cultural 2º semestre 2020 no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 12 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 21 de outubro de 2020.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 450,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter