Código: 136
Objetivo
Formar Orientadores(as) Profissionais para atuação em consultórios, escolas, ONGs e demais instituições públicas ou privadas.
Desenvolver a perspectiva de análise crítica do Orientador(a) Profissional em relação ao mundo do trabalho contemporâneo e às práticas vigentes em Orientação Profissional.
Oferecer fundamentação teórica e prática sobre as diversas linhas em Orientação Vocacional/Profissional e em Orientação de Carreira usadas no Brasil hoje, além de oferecer uma visão ampla do campo de atuação do orientador e propiciar aos alunos condições tanto teórica quanto prática para formulação de propostas novas e próprias de orientação profissional.
Para tanto desenvolve atividades de caráter formativo, científico e cultural ressaltando a orientação como um processo com características específicas quanto as formas de atendimento, a população atendida e os locais de inserção do trabalho de orientação.
Corpo Docente

Aparecida Martins - coordenadora, Mário de Souza Costa - coordenador, Alexandre dos Santos, Cecília Vardi, Eneida Almeida Reis, Sandro Aparecido Mazzio e professores convidados: Christiane Cardoso Ferreira e Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti.

Conteúdo Programático
  • O trabalho e suas dimensões psicossociais; a realidade sócio-cultural das profissões; as mudanças nas relações de trabalho e reestruturação produtiva e o processo de globalização.
  • A pessoa que escolhe e seus momentos de vida: criança, adolescente, adulto e idoso.
  • A realidade da escolha ou re-escolha profissional no Brasil – aspectos sócio-econômicos; mapeamento das oportunidades de trabalho; aspectos psicossociais deste momento de crise econômica; mercado de trabalho e desemprego nas diversas faixas socioeconômicas da população.
  • A questão do ensino no Brasil e suas consequências para o trabalho de Orientação.
  • Aspectos filosóficos e ideológicos das diferentes abordagens em Orientação Profissional.
  • Os modelos de atuação em Orientação Profissional (psicométrico, modelo cognitivo, estratégia clínica, sócio-histórica, orientação de carreira, ateliê biográfico) presentes no Brasil e em outros países.
  • As novas perspectivas em Orientação (planejamento de carreira, orientação profissional na grade curricular, trabalhos em sindicatos, centro de carreira em universidades, tutoria e planejamento da aposentadoria).
ESTRATÉGIAS: Curso organizado em 9 módulos contendo: Aulas Teóricas expositivas, palestras com profissionais da área para constante atualização e aperfeiçoamento; atividades práticas obrigatórias supervisionadas de atendimento em Orientação para 5 módulos do curso em que constarão o desenvolvimento de um projeto próprio de trabalho, apresentação de monografia de final de curso.
Destinado a

Todos os profissionais com formação universitária que atuem ou estejam interessados em orientação profissional e de carreira, gestão de pessoas, educação, atendimento clínico, projetos de qualificação e certificação profissional e projetos de geração de emprego e renda.

Duração/Horário

Duração:

dois anos. Carga horária do curso: 374 horas (238 horas teóricas e 136 horas de estágio supervisionado).

Horário

segundas-feiras das 19h00 às 22h30.

Informações para inscrições

Nº vagas: 30 (trinta).

Inscrição até: 04 de fevereiro de 2018.

Processo seletivoo(a) candidato(a) será submetido(a) a dinâmica grupal e entrevista individual que ocorrerão no Sedes no dia 05 de fevereiro de 2018 as 19h00.

- Publicação dos resultados: 09 de fevereiro de 2018, às 14h00.

Início do ano letivo: 05 de março de 2018.

Anuidade de 2018: matrícula - R$ 832,00 mais 10 parcelas de R$ 832,00.

Inscrição: 100,00 (cem reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter