Código: 136
Objetivo
  • Capacitar teórica e tecnicamente o Orientador Profissional e de Carreira para intervenção em consultórios, escolas, SUAS, ONGs e demais instituições públicas ou privadas e nos diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.
  • Formar Orientadores Profissionais e de Carreira capazes de formular propostas diferenciadas e autorais no âmbito clínico, educacional e institucional.
  • Apresentar o processo de construção histórica da Orientação Profissional e de Carreira no Brasil e no mundo e suas vertentes teóricas contemporâneas.
  • Desenvolver a capacidade de compreensão e de análise crítica sobre a realidade socioeconômica brasileira e sobre as constantes transformações no mundo do trabalho contemporâneo.
  • Preparar os alunos para lidar com a diversidade étnica, de gênero e econômica da população brasileira, bem como com as diferentes demandas existentes de orientação profissional e de carreira (jovens, aposentados, pessoas com deficiência, profissionais em transições de carreiras, entre outros).
Corpo Docente

Aparecida Martins - coordenadora, Mário de Souza Costa - coordenador, Alexandre dos Santos, Cecília Vardi, Eneida Almeida Reis, Sandro Aparecido Mazzio e professores convidados: Christiane Cardoso Ferreira e Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti.

Conteúdo Programático
  • Os principais referenciais teóricos ao longo da história: Traço-Fator; Tipologia; Desenvolvimentismo; Abordagem Cognitiva; Abordagem Sócio Histórica; Life Design e outras abordagens contemporâneas.
  • A Abordagem psicanalítica em Orientação Profissional e de Carreira: estratégia clínica de Rodolfo Bohoslavsky e grupos operativos de Pichón-Rivière e a perspectiva institucional de José Bleger.
  • A intervenção em Orientação Profissional e de Carreira com base na perspectiva da educativa de Paulo Freire.
  • Orientação Profissional e de Carreira com adultos: carreira, transições, elaboração de projeto profissional.
  • (Auto)Biografia com o desenvolvimento do próprio projeto de carreira pelo Ateliê Biográfico de projeto de Delory-Momberger.
  • As contribuições da Psicologia do Trabalho e da Sociologia do Trabalho contemporâneas para a compreensão das transformações no mundo do trabalho e seus impactos na constituição da subjetividade.
  • As transformações na educação e no ensino brasileiro e o lugar da Orientação Profissional.
  • Trabalho de conclusão de curso.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas dialogadas, atividades grupais, vivências, seminários, palestras com profissionais da área. Práticas supervisionadas em OP. Desenvolvimento de projeto profissional próprio. Elaboração de monografia de conclusão de curso.
Destinado a

Profissionais com formação de nível superior que atuem ou estejam interessados em Orientação Profissional e de Carreira, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Profissional, Educação, Atendimento Clínico, em programas de Qualificação e Certificação Profissionais e Projetos de Geração de Emprego e Renda.

Duração/Horário

Duração:

dois anos. Carga horária do curso: 374 horas (238 horas teóricas e 136 horas de práticas supervisionadas).

Horário

segundas-feiras das 19h00 às 22h30.

Informações para inscrições

Nº vagas: 30 (trinta).

Inscrição até: 03 de fevereiro de 2019.

Processo seletivoO(a) candidato(a) será submetido(a) a dinâmica grupal e entrevista individual que ocorrerão no Sedes no dia 04 de fevereiro de 2019 às 19h00.

- Publicação dos resultados: 08 de fevereiro de 2019, às 14h00.

Início do ano letivo: 11 de março de 2019.

Anuidade de 2019: matrícula - R$ 865,00 mais 10 parcelas de R$ 865,00.

Inscrição: 110,00 (cento e dez reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter