Código: 7343
Objetivo
Refletir sobre o que é inclusão escolar.
Discutir os processos de escolarização de crianças com entraves na sua constituição psíquica a partir da produção teórica que fundamenta a psicanálise.
Desenvolver estratégias para a reorganização de práticas educativas.
Corpo Docente

Nana Corrêa Navarro (psicóloga, psicanalista pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Assessora de Práticas Inclusivas).

Conteúdo Programático
  • Da Educação Especial à Educação para todos – contextualizar os referenciais que fundamentam a atual Política Nacional de Educação e o conceito de Educação Terapêutica.
  • O discurso que engloba a família, a criança e a escola.
  • A psicanálise com crianças.
  • Constituição do sujeito.
  • As psicoses e os autismos.
  • O encontro de crianças autistas e psicóticas com a escrita formal.
  • Estratégias possíveis nos processos de escolarização de crianças graves.
  • Intervenções no ambiente escolar: com família e com equipe escolar.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas, uso da linguagem cinematográfica e discussões de situações do cotidiano escolar.
Destinado a

Universitários e profissionais da área de Educação e Saúde.

Duração/Horário

Duração:

23/08/2018 a 08/11/2018.

Horário

quintas-feiras, das 20h00 às 22h00.

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