Código: 138
Objetivo
Promover a formação de psicanalistas que tenham como foco de interesse o trabalho com crianças, propiciando condições para o desenvolvimento de uma escuta analítica sustentada na reflexão teórico-clínica. Considerando a singularidade da clínica psicanalítica com crianças, o curso se propõe a:
abrir um espaço para pensar o lugar da infância e do infantil no campo psicanalítico, a partir do estudo dos textos freudianos; refletir sobre as questões teóricas e as particularidades técnicas com que nos defrontamos neste trabalho, através de discussões clínicas nas supervisões e da leitura dos autores mais significativos da psicanálise com crianças; contextualizar, a partir da metapsicologia dos diversos autores, diferentes respostas a questões fundamentais tais como o lugar dos pais na análise com crianças, as características da linguagem da criança, o brincar, a especificidade da transferência e a interpretação no trabalho com crianças.
Consideram-se também atividades inerentes à formação: a análise pessoal, a atividade clínica, a supervisão individual e a participação em espaços de interlocução.
O curso pertence ao Departamento Psicanálise com Crianças que oferece aos alunos diversas possibilidades de inserção e de participação em eventos, projetos clínicos, publicações e cursos de extensão.
Corpo Docente

Ada Morgenstern, Adela Judith Stoppel de Gueller, Audrey Setton Lopes de Souza, Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Lia Pitliuk, Marcia Regina Porto Ferreira, Maria Dias Soares do Amaral, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar, Maria José Porto Bugni, Mary Ono e os professores convidados Daniele Jhon, Luciana Pires e Renata Guarido.

Conteúdo Programático
Os eixos do curso são:
1) Estudo Teórico: a) Seminário “Freud” – formação do Inconsciente,Teoria da Sexualidade,Constituição do Psiquismo, Método Psicanalítico e Psicopatologia Psicanalítica; b) Seminário “Psicanálise com Crianças” – estudos sobre a Clínica Psicanalítica com crianças, a partir dos textos de Melanie Klein, Winnicott, Mannoni, Dolto. Lacan e outros.
2) Supervisão Clínica: visa acompanhar e desenvolver a singularidade do profissional em sua atividade clínica no que se refere a: a ) Entrevistas iniciais com pais e crianças que permitam uma primeira aproximação diagnóstica, a partir de uma escuta analítica que contextualize queixa, sintoma e demanda; b ) Processo analítico: a expressão lúdica e verbal, a transferência, o lugar dos pais, a interpretação e outras modalidades de intervenção clínica.
3) Participação em espaços de interlocução: com o intuito de fomentar a formação, a participação em eventos do Departamento será considerada parte integrante do conteúdo programático, sendo obrigatória a frequência em 50% das mesmas.
Observação: os alunos podem se candidatar a atividade prática que é oferecida pela Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com um processo seletivo específico).
Destinado a

Psicólogos e médicos interessados na formação psicanalítica com crianças, que estejam em processo de análise pessoal ou que se comprometam a iniciá-lo. Profissionais de outras áreas que já tenham um percurso em psicanálise podem se candidatar à seleção.

Duração/Horário

Duração:

três anos. Carga horária do curso: 618 horas.

Horário

Seminários teóricos - sextas-feiras, das 8h00 às 12h00. Supervisão - duas horas semanais, às sextas-feiras, a partir das 13h30, e horário opcional na quarta-feira, se houver quórum.

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